Quando devo levar o bebê ao pediatra deve ser uma das perguntas mais comuns entre os pais de primeira viagem, não é mesmo? Afinal, tudo ainda é novo para esse casal que acaba de ter o primeiro filho. Por isso, veja abaixo tudo que precisa saber sobre a primeira consulta ao pediatra, já que além de levar na época certa é preciso saber outras informações.
Afinal, saber quando devo levar o bebê ao pediatra é muito importante, mas também devemos saber quais as perguntas que devem ser feitas. Pois, questões como vacinas, desenvolvimento, aleitamento, sono correto e alimentação devem ser abordados nas consultas ao pediatra. Veja mais abaixo:
Primeira consulta do bebê no pediatra
A primeira consulta pediátrica do seu filho deve acontecer quando ele ainda é recém nascido, ou seja, depois de sete ou quinze dias após a data de nascimento. Antes disso, o bebê deve ficar alguns dias apenas com a mãe durante a fase de adaptação.
Em alguns casos, a consulta ao pediatra deve acontecer com mais urgência e isso acontece dois ou três dias após o parto. Isso acontece em casos de icterícia, uma condição que faz com que o bebê tenha a pele muito amarelada por causa do excesso de bilirrubina, uma substância que acontece tanto pela incompatibilidade de sangue como pelo fator RH.
Na primeira consulta, a mamãe deve apresentar a carteira de vacinação e alguns dados de maternidade como peso, estatura, perímetro do encéfalo e do tórax e o tipo sanguíneo do bebê e da mamãe também.
Como é a primeira consulta do bebê no pediatra?
Durante a primeira consulta do bebê no pediatra que a mãe deve ir acompanhada do pai ou de alguma figura paterna, o médico vai abordar algumas questões como:
- Consumo de leite materno para saber se o bebê está ingerindo alguma fórmula;
- Adaptação do bebê com a mãe;
- Como tem sido a amamentação;
- Se o bebê ficou sob supervisão na maternidade depois do nascimento (acontece em casos de icterícia);
- Alimentação da mãe;
- Hábitos de dormir da mãe e do bebê.
Depois disso, o pediatra vai avaliar o corpo do neném para conhecer seu tônus muscular, a ausculta do coração e, futuramente, realizar a manobra de Ortolani que é necessária para relatar quaisquer problemas com o quadril do bebê.
Além disso, outros exames essenciais realizados nessas consultas do bebê no pediatra são: teste de orelhinha para analisar acuidade auditiva e acompanhamento das medidas de crescimento do bebê comparando com parâmetros internacionais.
O pediatra vai avaliar o corpo do neném para conhecer seu tônus muscular, a ausculta do coração – Reprodução AdobeStockVeja algumas perguntas para fazer ao pediatra na primeira consulta
Agora, separamos algumas perguntas para fazer ao pediatra na primeira consulta, pois são elas que vão garantir a segurança do bebê e, no primeiro ano de vida, é importante saber quais questões abordar com o médico do seu filho. Veja algumas:
- Existe algum problema em tirar o bebê de casa para ir à consulta?
- Como cuidar do umbigo do bebê?
- Porque é importante amamentar?
- Como lidar com as cólicas do bebê?
- Qual a melhor posição para o bebê dormir?
- Quando iniciar a alimentação complementar?
Assim, com essas perguntas, o médico vai indicar aos pais quais são os pontos mais importantes na fase inicial da vida do bebê. Portanto, certifique-se de que todos os pontos foram respondidos e bem explicados na consulta do bebê no pediatra.