Saber quais são os direitos previdenciários do trabalhador CLT é muito importante para garantir o cumprimento dos mesmos. No entanto, infelizmente muitos contribuintes dessa categoria não têm o devido conhecimento sobre seus direitos, o que acaba em prejuízos financeiros.
Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações sobre esse tema, para que você, que é um trabalhador CLT, saiba quais são os seus direitos previdenciários.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Conforme mencionado acima, é muito importante que os trabalhadores contratados pelo regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), estejam cientes dos seus direitos previdenciários. Isso porque a Previdência Social é uma garantia de proteção aos trabalhadores em diversos momentos, como:
Assim sendo, confira abaixo alguns dos principais direitos referentes à Previdência Social.
Primeiramente, um dos direitos previdenciários mais conhecidos é a aposentadoria por tempo de contribuição.
Assim sendo, para ter direito a este benefício, é necessário contribuir com a Previdência por um período pré-determinado. Atualmente, esse tempo mínimo é de 35 anos para homens e 30 anos para mulheres.
No entanto, vale ressaltar que essa categoria de aposentadoria só vale para quem já contribuía com a Previdência antes da última reforma de 2019.
Outra opção é a aposentadoria por idade. Nesse caso, o beneficiário precisa atingir uma idade mínima de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, além de comprovar um tempo mínimo de contribuição.
Dessa maneira, essa opção pode ser uma alternativa para aqueles que não atingem os requisitos para a aposentadoria por tempo de contribuição.
A aposentadoria especial é um benefício que destina-se a trabalhadores expostos a agentes nocivos à saúde, como ruído excessivo, produtos químicos, entre outros.
Nesse caso, é necessário comprovar a exposição aos agentes nocivos durante um período mínimo de contribuição, que varia de acordo com a atividade.
Além disso, para ter direito a esse benefício, o trabalhador precisa passar por uma avaliação médica.
Em caso de doença ou acidente que impeça o trabalhador de exercer suas atividades laborais temporariamente, ele tem direito ao auxílio-doença.
Assim, o INSS garante esse benefício mediante comprovação médica e pagamento de 12 meses de carência.
Então, durante o período de afastamento, o trabalhador recebe um valor mensal para ajudar nas despesas enquanto se recupera.
As trabalhadoras gestantes também possuem direitos previdenciários. Sendo assim, o INSS concede o salário-maternidade às mulheres durante o período de licença-maternidade.
Dessa maneira, para ter direito a esse benefício, é necessário comprovar a gravidez e o tempo mínimo de contribuição, que também é de 12 meses.
Por fim, em caso de falecimento do trabalhador, seus dependentes têm direito à pensão por morte. Esse benefício garante uma renda mensal aos familiares, ajudando a suprir as despesas após a perda do provedor.
Agora que você já conhece os principais direitos previdenciários do trabalhador CLT, fique de olho e exija que eles sejam respeitados!
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…