Você sabe quais os primeiros cuidados com o recém-nascido em casa? Portanto hoje, aqui no Brasil 123, você vai descobrir algumas dicas essenciais para lidar com essa situação.
A criança nasceu! E assim nasceu a alegria da família, todos querem conhecer, vão ao hospital, papai e mamãe de primeira viagem! Um turbilhão de dúvidas passa pela cabeça, é tudo novo.
Por isso que, com a intenção de preparar os pais e mães de primeira viagem, vamos apresentar os primeiros cuidados com o recém-nascido em casa.
Sendo assim, chegando em casa, sem o auxílio de enfermeiros, do hospital, cabe aos pais os primeiros cuidados com a criança.
Algumas coisas são naturais como: amamentar, trocar de roupas, dar banho, colocar para dormir. Mas existem alguns cuidados necessários para com a criança recém-nascida em casa que valos apresentar na sequência.
A criança quando dorme, ao ser colocada no berço, precisa estar deitada de lado, pois assim, se por algum motivo, regurgitar, não irá se afogar com o vômito.
Além disso, a cama deve ter um colchão firme, sem excessos de cobertores, travesseiros, brinquedos, pois podem causar sufocamento. Assim, se tiver protetor nas grades do berço, retire-os também.
Agitar ou sacudir o bebê bruscamente pode causar a “síndrome do bebê sacudido”, que pode ser muito prejudicial ao desenvolvimento do bebê. Mas, nada impede de que você balance o bebê de forma suave, que acalma a criança e induz o sono.
Sacudir o bebê de forma brusca também prejudicar a coluna e o pescoço do recém-nascido. Assim, evite fazer esse tipo de brincadeira com o bebê.
Limpe o coto umbilical usando cotonete e álcool 70% bem rente à pele. Se houver vermelhidão, secreção ou mau cheiro, consulte o pediatra. Normalmente o coto umbilical cai na primeira semana, mas demorará até 10 dias para cicatrizar bem.
Normalmente as visitas querem pegar no colo, beijar, cheirar e tocar a criança. Esta é a hora de dizer não, pois ninguém sabe se as visitas tem os hábitos necessários de higiene, e o sistema imunológico da criança ainda está bem frágil.
O ideal é que a criança não fique muito tempo com a fralda molhada, assim, higienize a cada troca de fralda com água morna e algodão, se precisar utilize sabonete neutro. Pomadas para assaduras devem ser usadas somente se for necessário.
As cólicas são causadas pela maturação do sistema gastrointestinal, que no início não possui as bactérias que ajudam na digestão. Então, para aliviar as cólicas, segure a criança com as costas para cima, faça massagens e compressas mornas. Só utilize medicamentos para cólicas receitados pelo pediatra.
Agora que você já aprendeu quais os primeiros cuidados com o recém-nascido em casa, não deixe utilizar essas dicas fundamentais para o bem-estar do recém-nascido.
Por fim, esperamos ter ajudado nesta nova jornada de papai e mamãe de primeira viagem!
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…