Muitos trabalhadores querem saber quais as vantagens de ser estatutário em relação ao regime celetista. Isso ocorre pois, como se tratam de dois sistemas diferentes de trabalho, existem algumas diferenças entre eles.
Assim sendo, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para que você possa saber quais as vantagens de ser estatutário em relação ao regime celetista.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Quais as vantagens de ser estatutário em relação ao regime celetista?
Quando se trata de escolher entre o regime estatutário e o celetista, é importante entender as diferenças entre eles e considerar as vantagens que cada um oferece. Isso ocorre porque, enquanto o regime celetista é mais comumente associado ao setor privado, o regime estatutário geralmente aplica-se aos servidores públicos.
Dessa maneira, há algumas divergências nas legislações trabalhistas dessas duas categorias e, consequentemente, alguns trabalhadores podem ressaltar algumas vantagens de uma para outra.
Sendo assim, confira abaixo algumas das principais vantagens de ser estatutário em relação ao regime celetista.
1. Estabilidade no emprego
Primeiramente, uma das principais vantagens de ser estatutário é a estabilidade no emprego. Enquanto os trabalhadores celetistas podem ter a demissão por diversos motivos, os estatutários possuem proteção contra demissões arbitrárias.
Desse modo, ter a garantia de permanecer no emprego, desde que cumpram seus deveres de forma correta, proporciona uma sensação de segurança e tranquilidade para o servidor público.
2. Progressão de carreira do profissional estatutário
Além disso, outro benefício significativo é a possibilidade de progressão de carreira. No regime estatutário, o servidor público pode avançar para níveis superiores dentro da hierarquia, dependendo do tempo de serviço e do desempenho profissional.
Portanto, essa perspectiva de crescimento pode ser extremamente motivadora e incentivar o servidor a se dedicar ainda mais às suas responsabilidades.
3. Planos de previdência
Ademais, os servidores estatutários também contam com os planos de previdência específicos para o setor público. Esses planos oferecem benefícios que podem ser superiores aos do Regime Geral da Previdência Social (RGPS) aplicado aos celetistas.
Além disso, a contribuição ao regime previdenciário dos estatutários pode ser menor se comparada à dos trabalhadores do setor privado.
4. Remuneração e benefícios do estatuário
Embora a remuneração seja uma questão complexa e dependa de vários fatores, é comum que os servidores estatutários tenham salários mais vantajosos e superiores aos celetistas que exercem funções semelhantes.
Além disso, o regime estatutário costuma oferecer benefícios adicionais, como auxílio-alimentação, auxílio-saúde, entre outros, que podem tornar o pacote de remuneração ainda mais atrativo.
5. Licenças e afastamentos
Por fim, os servidores estatutários também são beneficiados por uma série de licenças e afastamentos previstos em sua legislação específica. Entre eles, podemos citar:
- As licenças-maternidade e paternidade;
- Licença para tratamento de saúde;
- Afastamento para estudos, entre outros.
Assim, essas licenças e afastamentos permitem que o servidor cuide de sua saúde, família ou aprimore seus conhecimentos, sem prejuízo de sua remuneração.
Gostou de saber quais as vantagens de ser estatutário em relação ao regime celetista? Então, caso esteja pensando em seguir carreira pública, já sabe dos benefícios!