Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Senado, leu no começo da noite desta quarta-feira (06) os requerimentos que visam a criação de três novas comissões parlamentares de inquérito (CPIs). Dentre esses colegiados está o que visa investigar denúncias de corrupção e tráfico de influência no Ministério da Educação (MEC).
A leitura é o procedimento que atesta a criação oficial das comissões. No entanto, a instalação de fato das CPIs depende da indicação dos integrantes pelos líderes partidários. Essa leitura tripla foi a saída encontrada para satisfazer os desejos do governo e da oposição.
Do lado da gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL), contrária à instalação da CPI do MEC, defendia-se a instalação de comissões que estavam anteriormente na fila para, somente depois disso, a discussão sobre o escândalo do Ministério da Educação virar tema de debate na Casa.
Com isso, além da leitura sobre a CPI do MEC, que visa investigar as denúncias de que pastores teriam intermediado a liberação de recursos da pasta, o que levou à prisão do ex-ministro da pasta Milton Ribeiro, outras duas comissões foram criadas, sendo elas:
Apesar de terem sido criadas nesta quarta, as comissões devem iniciar os trabalhos depois das eleições. De acordo com o presidente do Senado, a decisão foi tomada em comum acordo entre ele e líderes partidários.
Randolfe Rodrigues (Rede), criador da CPI do MEC, contesta o acordo. Conforme ele, que se retirou da reunião com os senadores e o presidente da Casa, o encontro estava sendo feito com o intuito de “acertar juízo de conveniência e oportunidade” para a instalação da comissão.
Segundo ele, que diz que apresentará uma ação ao Supremo Tribunal Federal (STF), a criação da CPI antes das eleições é um direito “constitucional da minoria parlamentar”. “Não existe a possibilidade de não ser instalada. Não pode ser obstruída. Se os líderes partidários não fizerem indicação, nós iremos ao STF para que a Constituição Federal seja cumprida”, publicou ele na noite desta quarta em sua conta no Twitter.
Leia também: Mourão diz que CPI do MEC “servirá apenas para exploração política”
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…