Apesar de terem a aprovação no programa Bolsa Família, mais de 400 mil famílias não tiveram acesso ao pagamento deste benefício. O Governo Federal esperava manter a fila de espera zerada, no entanto, esta acabou sendo formada no mês de maio por essas famílias que não receberam os repasses do programa.
Para entender mais sobre este assunto, continue conosco na leitura deste texto.
No mês de maio, cerca de 438 mil famílias que realizaram a inscrição no Cadastro Único, cumprem com os requisitos necessários para contar com o programa e até mesmo já tiveram a aprovação do cadastro. A razão destas famílias não receberem o auxílio é a falta de orçamento, sendo assim, acabou formando-se uma fila de espera. Este fato vai contra as expectativas do governo, pois este desejava ficar sem fila até o mês de dezembro deste ano.
O governo liberou 105 bilhões de reais com destino apenas ao Bolsa Família, e liberou também, através da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) mais 70 bilhões de reais ao programa.
No entanto, o anúncio feito em março deste ano, pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, de reduzir 7 bilhões de reais nos gastos, pode influenciar o orçamento. Desta forma, é natural que haja o bloqueio de certo valor, tornando impossível seu uso pois este dinheiro está sendo enviado a outras áreas.
Para não sair definitivamente do programa do Governo Federal, é preciso cumprir alguns requisitos. Por exemplo, é necessário que as gestantes realizem o pré-natal. Da mesma maneira que é necessário ter carteira de vacinação em dia. Outro requisito importante para se manter no Bolsa Família é a assiduidade na escola. Para as crianças e adolescentes, que estão na educação básica, entre 6 e 18 anos incompletos, a permissão máxima de faltas é de 25%. É preciso, também, realizar acompanhamento nutricional de crianças até 7. E, por fim, atualizar com frequência os dados do Cadastro Único.
Leia ainda: INSS em crise: atrasos e filas preocupam segurados
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o prazo para receber o benefício do Bolsa Família é de 60 dias, ou seja, pouco mais de dois meses. Contudo, para indígenas, quilombolas e pessoas que tiveram seu resgate de situações análogas à escravidão o tempo para receber é de um mês e meio, em outras palavras, 45 dias.
Em primeiro lugar, é preciso esperar para conseguir um espaço no orçamento para então sair da fila de espera e começar a receber o benefício.
A saber, o valor do Bolsa Família deste mês será pago aos beneficiários a partir do dia 19. Sendo assim, mais famílias podem ter a sua inclusão no programa. Para consultar o recebimento do benefício basta acessar um aplicativo da Caixa Econômica Federal de serviços sociais, o Caixa Tem. Pode-se consultar também através do aplicativo do Bolsa Família ou então pelos telefones da Caixa, 111, e do Ministério do Desenvolvimento Social, 121.
Você acha preocupante o número de famílias que não receberam o Bolsa Família?
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…