Nos últimos dias, notícias sobre a taxação do PIX têm circulado na internet. Ao fazer uma busca rápida na web, aparecem diversas informações afirmando que os brasileiros passarão a pagar para utilizar o PIX. No entanto, tudo isso não passa de fake news, ou seja, notícias falsas.
Nesta quinta-feira (10), o Partido dos Trabalhadores (PT) emitiu uma nota negando estas informações. Aliás, as fake news estavam direcionadas ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Contudo, as informações falsas mais recentes indicam que a ideia de taxar o PIX teria partido do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB).
“Derrotados nas urnas, os bolsonaristas seguem produzindo e espalhando mentiras com o mesmo afinco. O objetivo, além de atacar Lula, agora também é atacar a equipe de transição e membros do futuro governo Lula. Como sempre fazem, requentam mentiras. Agora, a “nova moda” da mentira é dizer que Alckmin seria favorável à taxação do PIX. Isso não é verdade”, disse o PT em nota.
A saber, a assessoria do vice-presidente eleito também negou estas informações. “Não tem nenhuma base fática. Isso surgiu sabe-se lá de onde nos últimos dias antes do segundo turno. É mentira”, afirmou.
SALÁRIO MÍNIMO deveria ter sido de R$ 6.458,86 em outubro
De acordo com o Banco Central, o PIX já possui taxas cobradas em determinadas situações. Entretanto, estas cobranças já acontecem no Brasil e não têm relação alguma com o presidente que está no cargo. Isso quer dizer que nem Lula nem mesmo o presidente atual, Jair Bolsonaro (PL), criaram estas taxas.
Veja abaixo quais são:
Leia também: PEC da Transição: saiba mais sobre a proposta do governo Lula
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…