O PIX está completando dois anos desde que foi lançado pelo Banco Central em 2020, apesar de ser muito recente, o método de pagamento rapidamente se popularizou em todo o país. O sucesso se deve ao caráter imediato e fácil, tendo em vista que o dinheiro cai na hora. Mas existem outras opções de transações rápidas que podem ser igualmente úteis.
Caso aconteça do PIX estar indisponível em algum aplicativo bancário, como ocorreu com o app da Caixa nas últimas semanas, é importante ter alternativas para não ficar dependente do PIX. Até porque o sistema pode ficar fora do ar, a pessoa estar sem internet e precisar fazer uma transferência de outra forma.
No caso da Caixa foram registradas mais de 150 reclamações de usuários que não sabiam o que fazer diante da instabilidade do aplicativo do banco. Do total de queixas, 81% era sobre falhas no PIX que não completava a operação. O serviço normalizou dentro de algumas horas, mas em alguns casos não dá tempo esperar, afinal existem situações de urgência.
Boa parte das pessoas, especialmente os jovens, sequer lembram de como é fazer uma transação que não seja via PIX. Até mesmo o uso do dinheiro físico diminuiu entre este público. O baixo custo e a rapidez do método de pagamento são os principais motivos para isto. Mas para não ficar perdido caso o app do banco apresente instabilidade, é sempre bom ter uma segunda e terceira opções.
Diante disso, existem duas situações: a primeira é quando apenas o PIX está fora do ar e a segunda é quando a instabilidade é com o aplicativo do banco. No primeiro cenário a pessoa pode fazer transferências para o mesmo banco que não haverá cobrança de taxa e o valor é transferido dentro de 5 minutos.
Outra opção é fazer TED, que o valor é transferido no mesmo dia, mas que possui a limitação para realização até às 17h e cobra taxa. Existe ainda a possibilidade de solicitar o pagamento via boleto, que leva alguns dias para o dinheiro cair na conta.
Se o problema for com o aplicativo, as opções são utilizar o cartão físico de crédito ou débito, fazer transferência diretamente nos guichês de atendimento do banco ou utilizar o aplicativo de outro banco, caso tenha e esteja com saldo na conta.
As instabilidades com os aplicativos dos bancos estão acontecendo com maior frequência, o caso da Caixa não foi isolado. Na última semana foi o app do Bradesco que estava com problemas, os clientes não conseguiam realizar transações rápidas e nem mesmo o login era possível. Ao longo do dia foram 300 reclamações e o problema foi resolvido no mesmo dia.
Um dos motivos para as falhas estarem ocorrendo com maior frequência é o aumento na quantidade de pessoas que estão acessando os aplicativos dos bancos ao mesmo tempo, o que sobrecarrega o sistema. Além disso, os bancos estão sempre atualizando os recursos de proteção e segurança para evitar a aplicação de golpes, o que pode resultar em falhas por manutenção.
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