PF prende 14 pessoas durante ação que investiga crimes financeiros

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (17), uma operação que culminou na prisão de 14 pessoas. De acordo com a corporação, a ação aconteceu com o objetivo de desarticular uma organização criminosa estabelecida na fronteira com o Uruguai.

Segundo a entidade, o grupo se dedicava à prática de crimes financeiros como lavagem de dinheiro, evasão de divisas e câmbio clandestino. Durante a ação, além das prisões, os agentes da Polícia Federal cumpriram 20 mandados de busca e apreensão nos municípios de Bagé e Aceguá, ambos localizados no estado do Rio Grande do Sul.

“Por ordem da Justiça, também houve a execução de ordens judiciais para o sequestro de 17 veículos e o bloqueio de 19 contas bancárias”, informou a corporação.

A investigação da PF

Conforme as informações, a investigação da organização começou em 2018. À época, os agentes constataram a prática de câmbio clandestino na região dos pampas, no Rio Grande do Sul, e ainda identificou uma organização especializada em lavagem de capitais.

“O esquema contava com práticas sofisticadas de dólar-cabo e cash courier – carregamento de dinheiro em espécie”, revelou a PF, que ainda explicou que o grupo investigado utilizava negócios aparentemente lícitos como postos de combustíveis, mercados, comércio de autopeças e pessoas com aparente capacidade financeira para justificar a grande movimentação de dinheiro.

Segundo a PF, o grupo se dedicava à prática de crimes financeiros como lavagem de dinheiro, evasão de divisas e câmbio clandestino. (Foto: reprodução)

“A movimentação financeira identificada no período de cinco anos foi de aproximadamente R$ 38 milhões”, contou a corporação. Ainda segundo as diligências, valores vindos de diversos estados do Brasil foram encontrados em benefício dos investigados.

“Constatou-se, inclusive, valores advindos de regiões de fronteira com o Paraguai, estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, indicando que, possivelmente, tenham origem em atividades ilícitas como tráfico de drogas, contrabando e descaminho”, informou a entidade.

Por fim, a informação da Polícia Federal é de que os investigados poderão ser responsabilizados pelo crime de organização criminosa e outros delitos financeiros como evasão de divisas, câmbio clandestino e lavagem de dinheiro.

Leia também: PF prende cúpula da Administração Penitenciária do Rio por suspeita de acordo com facção

Amanda B

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

55 minutos ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago