É importante iniciar esta matéria com a informação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social da última sexta-feira (3). Segundo a informação, o Governo Federal não retomará o pagamento do 13º do Bolsa Família.
Também é importante deixar claro que a informação foi dada por Letícia Bartholo, secretária de Avaliação de Gestão da Informação e Cadastro Único, em uma entrevista coletiva. Na oportunidade, o governo apresentou dados sobre a reformulação do Bolsa Família.
Na entrevista, ela foi questionada sobre o tema, ou seja, se o governo iria retomar o pagamento do 13º do Bolsa Família ou não, assim como ocorreu em 2019. O pagamento ocorreu na época do primeiro ano do governo Jair Bolsonaro. Em resposta, Letícia disse:
“O 13º só foi pago em um ano, muito mais como promessa de campanha. Foi em um ano. O Bolsa Família é um programa de assistência, de complemento de renda, não se adequa à vinculação de um 13º salário. Ele tem agora um pagamento per capta muito superior ao que antes existia, o Bolsa Família original e o Auxílio Brasil. Obviamente, não há previsão de pagamento de 13º porque o desenho proposto se adequa melhor”.
Além disso, nesta quinta-feira (2), o presidente Lula (PT) assinou uma Medida Provisória (MP) de reformulação do programa. Anteriormente, chamado de Auxílio Brasil no governo Jair Bolsonaro (PL).
Antes de mais nada, o Bolsa Família atenderá a famílias em situação de vulnerabilidade financeira. Com isso, enquadram-se pessoas em situação de pobreza ou extrema pobreza, ou seja, com renda familiar de até R$218 por pessoa (per capita). Entretanto, de uma maneira geral, na nova formulação, o Bolsa Família vai pagar:
Primeiramente, o pagamento do 13º do Bolsa Família, (Décimo Terceiro do Auxílio Brasil) teve início como uma promessa eleitoral feita pelo então presidente da época, Jair Messias Bolsonaro. A promessa, portanto, surgiu em 2018 quando ele foi eleito para o posto.
Dessa forma, a expectativa era que a parcela extra fosse paga a partir de 2019, ano em que o ex-mandatário assumiu a cadeira. Todavia, o 13º do Bolsa Família foi pago apenas em 2019.
Por esse motivo, em 2022, o senador Alexandre Silveira (PSD) propôs um projeto de lei com o objetivo de conceder um Décimo Terceiro do Auxílio Brasil (13º do Bolsa Família).
No entanto, até o momento, o PL está parado no Senado.
De antemão, se o projeto for aprovado, o 13º do Bolsa Família deve liberar uma parcela de R$600. Seguindo assim, de acordo com a Medida Provisória que estabelece o valor mensal paga no Bolsa Família.
Do mesmo modo, é válido salientar mais uma vez que ainda não há calendário de pagamentos previsto para o Décimo Terceiro do Bolsa Família.
Além disso, como o Décimo Terceiro do Bolsa Família não foi aprovado no Congresso até o momento, nenhuma parcela do extra do benefício será liberada nesta semana. E também, ainda não há previsão de que isso ocorra em breve.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…