Perguntas e respostas sobre a leucemia

0

A leucemia é um câncer que atinge os glóbulos brancos (leucócitos), que são as células de defesa do organismo. Ela caracteriza-se pela proliferação anormal dos leucócitos, que provocam alterações na contagem das células do sangue.

Sangue leucemia
Foto: Pixabay.

Perguntas e respostas sobre a leucemia

  • Quais são os tipos de leucemia?

Quanto à evolução, a leucemia pode ser classificada em aguda e crônica. Já, no que tange aos glóbulos brancos afetados, ela pode ser linfoide ou mieloide.

O tipo agudo é muito comum nas crianças, sendo que as células malignas se multiplicam rapidamente. Já, a crônica é rara em crianças e seu crescimento se dá mais lentamente, visto que acontece em células mais maduras.

A leucemia linfoide também é mais comum em crianças e afeta as células linfoides. Já, a mieloide é mais comum em adultos.

  • Quais são os sintomas?

Os principais sintomas da leucemia são anemia, cansaço, sangramentos nas gengivas e no nariz, fraqueza, manchas roxas e vermelhas na pele, infecções, gânglios inchados e febre.

  • Como se realiza o transplante de medula óssea?

Atualmente, existem dois tipos de transplantes de medula óssea.

Um deles é o autólogo, que é uma espécie de quimioterapia que causa a eliminação total das células do sangue e medula óssea. Neste caso, morrem todas as células, sejam elas malignas ou benignas. Por isso que, antes de começar o tratamento, há uma coleta de células, que serão congeladas e, após o final do tratamento, devolvidas para o paciente.

O segundo tipo de transplante para curar a leucemia é o alogênico e necessita de um doador, que geralmente é um irmão ou parente próximo. Primeiro é preciso realizar a quimioterapia para eliminar as células cancerígenas. Após, é realizado o transplante para repovoar a medula óssea.

  • Ela é hereditária?

Elas não são hereditárias, se originam de uma alteração genética adquirida. Alguns fatores de risco da leucemia são histórico da doença na família, tabagismo, cânceres anteriores e exposição a determinados produtos químicos, como o benzeno.

Leia também:
– Perguntas e respostas sobre doação de órgãos
– Pastel com milho: saiba como evitar desperdícios e se alimentar de forma saudável

Para mais dicas de saúde e bem-estar siga nossas redes sociais!

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.