O ômega 3 é uma gordura poli saturada, também conhecida como “gordura do bem” e é uma espécie de ácido graxo. Ele é de muita importância para o organismo e tem muitas funções que são boas para a saúde humana. Portanto, veja onde conseguir essa substância e quais são os seus benefícios, na matéria abaixo!
Exercícios para a memória: faça isso para se lembrar de tudo
Geralmente, o ômega 3 é associado a peixes. E isso está correto, visto que peixes como anchovas, salmão e sardinhas, por exemplo, contém muito ômega 3 em sua composição corporal. Contudo, existem outras fontes animais dessa substância, como o óleo de fígado de bacalhau, por exemplo. Além disso, a maioria das cápsulas de ômega 3, encontrada em farmácias, é feita com óleo de peixe.
Apesar de ser, quase sempre, associado ao consumo de peixes, o ômega 3 também tem diversas fontes vegetais. Algumas delas são a linhaça, a chia e as nozes, por exemplo. Por isso, vegetarianos e veganos têm fortes opções para fazer sua ingestão, através de alimentos do reino vegetal. Além disso, há cápsulas dessa substância de fontes vegetais, ainda que mais difíceis de encontrar no mercado.
Você já sabe em quais alimentos encontrar o ômega 3, agora precisa saber porquê fazer a ingestão dessa substância, no seu dia a dia! Por isso, veja quais são os benefícios dela, abaixo:
Muitas pessoas conhecem o ômega 3 por causa do seu fornecimento de colágeno! Ou seja, ele retarda o envelhecimento da pele e reduz as marcas de expressão no rosto. Para obter esse efeito, você deve utilizá-la com regularidade, tanto através da alimentação, como em cápsulas adquiridas em farmácias.
Esfoliantes caseiros para o rosto: veja alguns e como fazer
Essa substância ajuda no controle do humor, aumentando a sensação de felicidade e, por isso, reduz a incidência de doenças como a ansiedade e a depressão. Além disso, quando consumida com regularidade, ela ajuda no controle dos níveis de estresse de uma pessoa.
Ingerir essa substância todos os dias, aumenta a concentração de cálcio no organismo, o que ajuda bastante no fortalecimento dos ossos. Por isso, ela ajuda na redução de doenças que acometem os ossos, como a osteoporose, por exemplo. Além disso, dores articulares são reduzidas com a sua ingestão diária.
Essa substância, quando consumida diariamente, ajuda na redução de risco de doenças cardíacas, porque ela age no organismo diminuindo a concentração de triglicerídios no sangue. Além disso, ela ajuda no controle da pressão arterial, o que também influencia na incidência de doenças cardíacas.
O ômega 3 age no organismo, reduzindo inflamações. Por isso, ele pode ajudar no controle de dores diversas, comuns nas pessoas, que têm a inflamação como sua principal causa. Uma delas é a inflamação muscular, que é reduzida, inclusive, porque essa substância ajuda no fortalecimento dos músculos.
Dores nas costas: veja como aliviá-las sem tomar remédio
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…