Você quer saber como reaproveitar e evitar desperdício de óleo queimado? Em primeiro lugar, parabéns pela atitude sustentável de reutilizar um produto que muitos descartam de forma incorreta. Veja mais:
Muitas vezes, você prepara algum alimento frito na sua casa e o resultado é um óleo queimado e inutilizável, não é mesmo? Mas, e se dissermos que tem como reaproveitar e evitar desperdício desse produto? Veja a matéria até o final para aprender como isso é possível:
Você fritou algum alimento e algumas partes dele se soltaram no óleo? Saiba que a limpeza é o primeiro passo para reaproveitar e evitar desperdício de óleo queimado. Para isso, você vai filtrar esse produto utilizando uma escumadeira para remover os resíduos de alimentos fritos.
Então, faça isso e separe esse óleo em um recipiente para continuar o processo de limpeza desse produto. Uma dica é remover esses resíduos enquanto você está fritando os alimentos ainda.
O óleo está limpo? Agora você vai coar para deixar ele ainda melhor para ser reaproveitado. Para isso, você usará uma peneira fina de metal para garantir um bom resultado. Faça isso quando o óleo estiver frio para evitar quaisquer acidentes como queimaduras, por exemplo. Então, reserve o óleo queimado e limpo dentro de um recipiente porque ele vai ser usado posteriormente.
Você vai aprender como reaproveitar e evitar desperdício de óleo queimado de diversas maneiras. Uma delas é na cozinha novamente, já que você pode fritar alimentos semelhantes aos que o sujaram.
Por exemplo, se você usou óleo para fritar peixes, o óleo pode ser usado novamente para fritar outros alimentos semelhantes. Mas, para isso, você precisa identificar cada recipiente de óleo usado para não preparar frango com o “óleo do peixe”.
Afinal, o óleo guarda o sabor dos alimentos em suas partículas e você não vai querer comer um bife bovino com sabor de frango, não é mesmo?
Você quer saber como reaproveitar e evitar o desperdício de óleo queimado de outras formas? Isso é possível porque você pode fazer uma vela aromática também, sabia? Para isso, você vai usar o filtro de café para coar seu óleo queimado e deixar ele em repouso durante um dia inteiro.
Depois disso, você vai unir uma colher de estearina dentro de uma panela juntamente com o óleo. Feito isso, cozinhe por dois minutos até ganhar uma consistência de cera dentro do recipiente. Nessa hora, você precisa tomar bastante cuidado para não causar acidentes que resultam em queimaduras.
Agora, adicione algumas gotas de óleo essencial e corante de sua preferência dentro da panela e misture antes de despejar em uma forma. Essa forma deve ter o formato da vela que você deseja e um pavio centralizado. Pronto, agora é só esperar a cera esfriar entre duas a quatro horas para utilizar sua vela aromática como preferir. Viu como reaproveitar e evitar desperdício de óleo queimado? Então, mãos à massa!
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…