Óleo de canola: O que é, Para que serve, Como usar

0

O óleo de canola é amplamente composto de gorduras monoinsaturadas, conhecidas por seus efeitos benéficos. Já que todos os óleos são compostos, em proporções variáveis, por três tipos de ácidos graxos: saturados, monoinsaturados e poliinsaturados.

Sendo assim, eles se classificam de acordo com os ácidos graxos predominantes. Além disso, outros compostos ativos presentes neste óleo podem trazer benefícios à saúde.

óleo de canola

Para que serve o óleo de canola?

A canola é uma variedade de colza, uma planta da família das crucíferas. A canola cultiva-se amplamente no Canadá, especialmente para o petróleo. Comparado ao azeite de oliva, o óleo de canola refinado tem um sabor mais neutro e é mais acessível.

Um grande estudo realizou-se entre homens com doença coronariana. Os resultados indicam que uma dieta mediterrânea combinada com uma margarina à base de óleo de canola (para substituir a manteiga e o creme) pode reduzir a recorrência de eventos coronários em 50% a 70%, em comparação com uma dieta com baixo teor de gordura.

A maioria dos estudos clínicos mostra que o óleo de canola reduz os níveis sanguíneos de LDL (“ruim”) e colesterol total e triglicerídeos, em comparação com uma dieta rica em gordura saturada.

Ácidos graxos monoinsaturados

Como o óleo de oliva, o óleo de canola é particularmente rico em gordos mono-insaturados ácidos. Estes representam quase 60% do teor de gordura do óleo de canola. Os efeitos relacionados ao consumo de gorduras monoinsaturadas foram descritos anteriormente.

Vitamina E

O óleo de canola contém 7 a 17 vezes mais vitamina E do que o azeite, ou cerca de 17 mg por porção de 15 ml. Mais da metade dessa vitamina E está presente como gama-tocoferol.

As etapas de refino e desodorização do óleo reduzem parcialmente o teor de vitamina E dos óleos vegetais. Entretanto, essa perda geralmente se compensa pela adição de vitamina E sintética ao óleo.

Uma dieta rica em óleo de canola aumenta as concentrações de gama-tocoferol no sangue em relação a uma dieta padrão ou rica em gorduras saturadas. Algumas pesquisas mostram que altos níveis de gama-tocoferol no sangue podem ter um efeito protetor contra o câncer de próstata.

No entanto, mais estudos serão necessários antes de estabelecer uma ligação entre o consumo de óleo de canola e a prevenção do câncer.

Canolol

Um antioxidante chamado canolol foi recentemente descoberto no óleo de canola não refinado. Já que este composto evita a oxidação de lipídios e proteínas in vitro.

Mais estudos são necessários para determinar se esses efeitos podem ocorrer no corpo. Entretanto, deve-se notar que a maioria dos óleos no mercado são refinados: uma vez que o refino provoca a perda de certos compostos, seu efeito antioxidante pode, portanto, ser inferior ao dos óleos não refinados.

Avalie o Artigo:

Está "bombando" na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.