O óleo de canola é ruim para a saúde?

0

O óleo de canola é um daqueles alimentos que causam confusão e discordâncias tanto em especialistas quanto no público geral. Algumas pessoas afirmam que esse alimento faz mal para a saúde, outros dizem que é mito. Para esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto, abordamos neste artigo se óleo de canola é ruim (ou não) para a saúde.

A canola é uma planta verde alta e com lindas flores amarelas. Ela pertence ao grupo das oleaginosas, o que significa que o óleo vem da semente e não da fruta. O óleo de canola é composto principalmente de gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, que geralmente se enquadram na categoria de gorduras saudáveis.

O óleo de canola também contém um nível significativo de gordura ômega-3 poliinsaturada. Imagem: Freepik/reprodução

O óleo de canola é ruim para a saúde?

Em artigo publicado na Universidade de Harvard, o especialista Dr. Guy Crosby informou que o óleo de canola é geralmente considerado um óleo “saudável” porque é muito baixo em gordura saturada (7%). Além disso, o óleo de canola contém quantidades significativas de fitosteróis (cerca de 0,9% em peso) que reduzem a absorção de colesterol no organismo.

De acordo com ele, a maior parte da canola é extraída por meio do uso de um solvente químico chamado hexano. Esse processo, além do calor que é frequentemente aplicado durante o processamento, pode afetar a estabilidade das moléculas do óleo, além de destruir os ômega-3 contidos nele e até criar gorduras trans. 

Além disso, alguns estudos em animais mostraram que as gorduras provenientes da canola aquecida aumentaram os índices de inflamação em ratos.

Devo ou não consumir o óleo de canola?

Se você quiser evitar os possíveis danos do óleo de canola, o ideal é procurar uma fonte confiável de fabricação. O recomendado é ficar sempre atento aos rótulos, principalmente das marcas de supermercado. Procure por orgânicos, por óleos não refinados e os prensados ​​a frio. Os óleos prensados ​​a frio podem ser uma boa opção, pois não são tratados com calor, não são extraídos com solventes e não são desodorizados.

Veja mais notícias sobre Saúde e Bem Estar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.