As debêntures são títulos de crédito emitido por empresas de capital aberto ou não, a fim de financiarem seus próprios projetos. Na prática, você vai emprestar dinheiro para uma empresa em troca de juros. Dessa forma, quando você investe em debêntures concede recursos por um determinado período e aceita um retorno para possibilitar que a empresa expanda. Este produto é de renda fixa. Ou seja, você sabe exatamente como e quanto vai ser remunerado. Mesmo que não conheça de imediato o retorno exato. Confira agora, no Brasil 123, o que são debêntures o como investir.
Existem vários tipos de debêntures, mas as mais conhecidas são as listadas abaixo:
Prós – uma alternativa a mais de investimento na renda fixa. Como envolvem um risco de crédito adicional da empresa emissora, elas tendem a pagar um maior retorno ao investidor do que outros produtos desta mesma classe. Outra vantagem é uma forma a mais de diversificar sua carteira, inclusive com empresas de diferentes portes, setores e objetivos distintos.
Contras – podem ter prazos de vencimento muito longos e começam em geral, com 2 anos, mas podendo chegar a 10 anos ou mais e nem sempre consegue resgatar o dinheiro antes dessa data. A debênture é um mercado em desenvolvimento e por isso se você precisar de recursos antes do vencimento, pode enfrentar algumas dificuldades além de pressão sobre o preço dos ativos.
Esse investimento não é coberto pelo Fundo Garantidor de Crédito, até por não ser um produto bancário. Então fique atento ao escolher uma empresa.
O custo envolvido vai depender da instituição financeira. Pode-se exigir taxas de intermediação e corretagem assim como de custódia, mas em muitos casos não cobra-se nenhum tipo de taxa sobre esse investimento.
Com relação à tributação que incide sobre os rendimentos, o IR segue a tabela regressiva da renda fixa. Dessa forma, quanto mais longo for o investimento, menor vai ser o imposto a pagar. Começando com 22,5% para aplicações até 6 meses, chegando a até 15% caso o prazo supere os 2 anos. Não esquecendo que as debêntures inventivas são livres de impostos.
Esse investimento tem sido cada vez mais acessível. Você pode negociar por meio de sua corretora, seja no mercado secundário ou ofertas públicas de distribuição se forem papéis novos. Nesse caso vale a pena conferir as informações no site www.cvmweb.cvm.gov.br da CVM, ou seja, no site da Comissão de Valores Imobiliários.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…