Por muito tempo, a gordura dos alimentos foi considerada a grande vilã da dieta, e a recomendação era de que deveria ser eliminada do cardápio. Por isso que hoje, nós vamos indicar o que são gorduras boas e como inserir no cardápio. A gordura boa possui macronutrientes fundamentais para o funcionamento geral do organismo, assim sendo devem estar inclusas na alimentação de forma equilibrada.
As gorduras boas possuem grande quantidade de ácidos graxos insaturados que ajudam no bom funcionamento do organismo, por essa razão atuam na prevenção de doenças inflamatórias e na redução o colesterol ruim (LDL). Assim, entre os principais alimentos que é possível encontrá-las: óleos vegetais, castanhas, nozes, amendoins, carnes magras, entre tantos outros alimentos.
Deve-se introduzir as gorduras boas na dieta, pois elas ajudam no desempenho de várias funções no organismo, confira abaixo:
Além dos alimentos já citados neste artigo temos ainda:
Na hora de escolher as carnes, dê preferência para as magras como: alcatra, acém, coxão mole, coxão duro, picanha, frango sem pele, peixes não gordurosos.
Procure eliminar ou pelo menos reduzir bastante da sua alimentação, os alimentos que possuem gorduras chamadas trans, normalmente encontradas em produtos industrializados. Já que o consumo de alimentos que contém gosdura trans aumentam os níveis de colesterol LDL e diminui os níveis de colesterol bom e total, o que contribui para o surgimento de doenças no sistema cardiorrespiratório.
A seguir uma lista desse alimentos:
Mas lembrando, procure não fazer dietas muito restritivas, pois além de não fazerem bem para o organismo, raramente são mantidas ao longo prazo, o que pode causar o efeito sanfona. Consumir gorduras saturadas de vez em quando não vai comprometer a sua dieta, mas cuide com a quantidade ingerida.
O ideal é investir em um processo de reeducação alimentar, fazendo escolhas conscientes e reconhecendo os benefícios da alimentação saudável para o seu organismo. Vá inserindo os alimentos que contém gorduras boas aos poucos no seu cardápio, evitando assim, que seu organismo sinta mudanças profundas e comece a dar vontade de consumir as gorduras saturadas. Se sentir necessidade, busque a ajuda de um nutricionista, que irá passar uma dieta feita especialmente para você.
Cuide de sua saúde, insira as gorduras boas no seu cardápio e como resultado, você terá uma saúde muito melhor.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…