A endometriose é uma doença que tem afetado boa parte das mulheres, mas existem alguns fatores que pioram essa condição. Dessa forma, descubra aqui o que piora endometriose e veja como avaliar os sintomas.
Ocorre que muitas vezes as mulheres que possuem endometriose sofrem com essa doença sem buscar tratamento, pois os sintomas são semelhantes aos que ocorrem no período menstrual.
Porém, essa doença deve levar-se a sério e deve trata-la. Pois, dependendo do quanto a endometriose está avançada, você pode ficar infértil ou encontrar muita dificuldade para engravidar. Mas, não se preocupe. Você vai conhecer melhor essa doença aqui neste post do Brasil 123, além de ver o que piora endometriose.
O útero da mulher reveste-se por um tecido que denomina-se endométrio. E é no endométrio que o óvulo fecundado se fixa para iniciar o processo de gestação. Porém, esse tecido se renova mensalmente, pois acaba por meio da menstruação.
Mas, quando se tem endometriose, esse tecido, ao invés de acabar, volta e se fixa em diversas partes do corpo – fora do útero –, como, por exemplo: bexiga, intestino trompas e ovários.
Como já foi dito anteriormente, uma das principais causa da endometriose é o retorno do tecido endometrial, que seria expulso pela menstruação, à parte externa do útero e ali se fixando. Além disso, as células que para lá migram se reproduzem, fazendo com que esse tecido cresça.
Então, a tendência é de que esse tecido continue se desenvolvendo e crescendo, uma vez que nessa região ele não sofrerá descamação para ser expulso, como ocorre na menstruação.
As causas reais da endometriose não foram ainda bem definidas. Porém, dentre as hipóteses estão: sistema imune deficiente, menstruação retrógrada ou a não diferenciação das células embrionárias da mulher quando ainda era um embrião.
Alguns sintomas da endometriose são parecidos com aqueles que a mulher sente durante o período menstrual, por isso, muitas delas não percebem que possuem a doença. Então, o principal e mais comum sintoma dessa condição são cólicas menstruais intensas.
Mas, como foi dito, as cólicas são comuns durante a menstruação e muitas mulheres acreditam que está tudo bem e que elas só possuem uma cólica mais intensa.
Além das cólicas, outros sintomas que indicam a presença de endometriose são: fadiga, dificuldade para engravidar, dor durante o ato sexual – principalmente durante a penetração -, cólicas que antecedem a menstruação, diarreia, dentre outros.
Alguns alimentos podem contribuir para que a situação da endometriose se agrave. Então, eles serão listados aqui para você:
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…