Para quem solicitou benefícios junto ao INSS, o momento da perícia médica é muito importante. Uma vez que está muito difícil conseguir marcar a perícia. Se você for sem os documentos necessários terá complicações. Por isso, nós do Brasil 123 vamos informar o que levar no dia da perícia médica do INSS.
Primeiramente, exige-se a perícia médica do segurado em situações de concessão de benefícios por incapacidade. Sendo assim, o médico perito vai constatar a existência da doença ou as sequelas que deixaram o segurado incapacitado para o trabalho, caracterizando. Inclusive, se a incapacidade é temporária ou definitiva.
O primeiro passo é agendar a perícia, que você pode fazer através do site Meu INSS, ou telefone 135 ou ainda pelo site.
Fazer o agendamento pela internet é mais seguro. Você pode inclusive imprimir o comprovante do agendamento.
No dia marcado, vá com antecedência de 30 minutos.
Atenção:
A carteira de trabalho e os carnês (GPS) são fundamentais para que você comprove que é segurado do INSS.
Depois de passar pela perícia você pode arrumar dados de registro do INSS que estão incorretos (se estiverem) como. Por exemplo: extrato previdenciário e salários.
Todavia, se o pedido for para benefícios de incapacidade. É fundamental que você leve todos os documentos, exames, receitas, RX, que tiver sobre o acidente.
Você precisa, dessa forma, comprovar a incapacidade para o trabalho, e se você não tiver todos os comprovantes, é bem provável que o médico perito indefira o seu pedido.
Para organizar os documentos antes de ir para a perícia médica, é aconselhável que você os coloque em ordem temporal (por data de ocorrência), sem estar rasgado, ou amassado ou com rasuras.
Se estiver tudo certo, é bem mais fácil que seu benefício seja concedido.
Caso contrário, se estiver faltando documentos ou os mesmos estiverem amassados, rasgados ou rasurados, poderá dificultar a análise, o que não é bom para o segurado.
Quais documentos levar no dia da perícia no INSS – Reprodução AdobeStockSeja cordial e gentil com as pessoas que estão ali para te ajudar a conseguir o seu benefício. Pois não é só você que está com problemas, eles atendem o problema de cada segurado em especial, pois cada situação é uma específica.
Durante a perícia médica, responda as perguntas feitas pelo médico perito com objetividade, dando informações corretas.
Em seguida, entregue seus documentos de forma organizada, para facilitar o entendimento do médico sobre a sua doença em específico.
Por fim, aguarde o resultado da perícia, para começar a receber o seu benefício ou, em caso de ser negado, poder entrar na justiça requerendo o seu direito.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…