Você sabe o que é o melão de São Caetano? Essa planta, apesar do nome, não é um melão e possui muitas propriedades medicinais. E hoje, aqui no Brasil 123, vamos te contar tudo sobre ela, suas aplicações, benefícios e modos de usar. Portanto, não deixe de ler até o final e não perca nenhuma dica!
Primeiramente, o melão de São Caetano (Momordica charantia) é originário da África tropical e de partes da Ásia. Ele é uma erva daninha, trepadeira, da família das cucurbitáceas, e pode ser encontrado em todas as partes do Brasil, pois é muito adaptável.
Ele também é conhecido como fruta de cobra, erva das lavadeiras, melãozinho, pepino amargo, etc. Seu fruto parece uma espiga de milho imatura, é verde, oblongo e tem um aspecto enrugado.
Já a sua rama, possui um odor desagradável, folhas palmatífidas e florzinhas amarelas. Apesar de não ser uma planta muito atraente ou decorativa, o melão de São Caetano possui muitas substâncias com propriedades terapêuticas, como veremos a seguir.
O melão de São Caetano contém em sua composição, vários ativos que, ingeridos ou aplicados topicamente, ajudam a tratar diversas enfermidades. Assim, dentre seus principais componentes medicinais, podemos citar:
Essas e outras substâncias contidas nessa planta atuam no tratamento e prevenção de:
Sendo assim, consumir o melão de São Caetano traz muitos benefícios, e vamos te mostrar como consumi-lo no tópico seguinte.
Todas as partes da planta do melão de São Caetano contém propriedades medicinais. Sendo assim, você pode usá-las de diferentes formas:
O fruto é bem amargo, mas sua polpa fica com sabor mais agradável depois de maduro. Você pode usar essa polpa para preparar receitas fritas, assadas, refogadas, como saladas e para fazer conservas tipo picles, por exemplo.
Ele tem um baixo teor calórico e é rico em fibras. Portanto, você pode comê-lo sem culpa para poder aproveitar seus benefícios.
As folhas do melão de São Caetano podem ser usadas para preparar chás e garrafadas. Então, para fazer chá com ele, basta você ferver as folhas com água, na proporção de 10 gramas para cada litro de água e beber aos poucos.
Mas se você quiser usar o melão de São Caetano para uso tópico, pode macerar algumas folhas e colocar de molho no álcool por alguns dias. Em seguida, é só aplicar a mistura sobre contusões e feridas fechadas.
Os talos e galhos do melão de São Caetano podem ser usados da mesma forma que as folhas, como chá ou garrafadas.
Todas as partes da planta do melão de São Caetano contém propriedades medicinais – Reprodução AdobeStockSim. Muitas empresas farmacêuticas produzem fórmulas sintetizadas do melão de São Caetano, em forma de cápsulas. Desse modo, você pode consumir este fruto e usufruir de seus benefícios sem precisar enfrentar o seu sabor amargo!
E aí, gostou de conhecer o melão de São Caetano e saber como utilizá-lo? Então compartilhe com sua família e amigos essas informações e ajude a popularizar essa planta milagrosa!
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…