O que é angina e quais os principais sintomas

Conheça agora os sintomas da angina e saiba quando procurar um médico

0

Angina pectoris é o nome dado à sensação de peso ou dor no peito que ocorre quando existe uma redução do fluxo sanguíneo nas artérias. Como elas são responsáveis por carregar oxigênio para o coração, essa situação também chama-se de isquemia cardíaca e pode acontecer por diversos motivos, como veremos a seguir. Confira mais aqui no Brasil 123, sobre o que é angina e os sintomas.

Muitas vezes, o problema acontece por causa da aterosclerose, uma doença que faz com que nosso corpo acumule gordura nas artérias coronarianas que acontece com maior frequência entre pessoas que sofrem com hipertensão.

Nesse sentido, a isquemia cardíaca e a angina acontecem, na maioria dos casos, em pessoas que têm mais de 50 anos de idade e, caso seja notado qualquer um dos sintomas abaixo, o paciente deve procurar uma clínica médica para realizar os exames adequados. Afinal, a angina pode trazer grandes riscos de infarto, parada cardíaca e AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Quais os principais sintomas 

Se você nunca ouviu falar de angina, entenda que alguns sintomas apontam para este problema e, caso note qualquer um deles, procure um médico urgente. Confira alguns sintomas de angina para saber se deve procurar um especialista:

  • Queimação no peito durante alguns minutos
  • Dores no peito durante alguns minutos e que podem se espalhar para os braços e pescoço
  • Formigamento no braço
  • Náuseas
  • Suor frio
  • Falta de ar

Esses são os sintomas mais comuns e podem acontecer por diversos motivos, como a exposição ao frio, mas também durante o repouso. Desse modo, saiba que é importante consultar um cardiologista para realizar exames para avaliar seu quadro de saúde e entender se é possível que você esteja desenvolvendo isquemia cardíaca.

Como é realizado o diagnóstico de angina

O diagnóstico de angina deve ser feito por um especialista em cardiologia, visto que este profissional é essencial para solicitar os exames corretos para o tratamento de isquemia cardíaca.

Raio X, eletrocardiograma e até mesmo análise de enzimas cardíacas no sangue podem confirmar se um paciente está sofrendo com sintomas que levam à angina. Além desses exames realizados em laboratórios, o especialista pode solicitar exames que demandam esforço dos pacientes, cintilografia, ecocardiograma e cateterismo cardíaco.

Este último é essencial para um diagnóstico de angina, visto que ele quantifica exatamente a obstrução dos vasos sanguíneos e realiza a avaliação das alterações do fluxo sanguíneo, caso isso esteja acontecendo.

O diagnóstico de angina deve ser feito por um especialista em cardiologia - Reprodução AdobeStock
O diagnóstico de angina deve ser feito por um especialista em cardiologia – Reprodução AdobeStock

Principais causas de angina

Ademais, agora que já sabemos os sintomas e como ter certeza do diagnóstico de angina, saiba que é bom entender as principais causas. Afinal, manter uma rotina mais saudável de alimentação e prática de exercícios é essencial para cuidar do coração.

Sendo assim, uma das principais causas da angina é a deposição de gordura nas artérias, mas fatores como sedentarismo, envelhecimento e diabete são exemplos de causas de angina que são comuns. Ademais, alterações emocionais e até mesmo exposição a temperaturas baixas podem ser possíveis causas de angina.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.