Você já ouviu falar em goma xantana? Sabe do que se trata e como utilizá-la? Caso você não saiba e queira aprender um pouco mais, leia este post e descubra tudo o que você precisa saber sobre a goma xantana e como utilizá-la. Grande parte da goma xantana utilizada para consumo é produzida por meio da glicose presente no milho, mas toda a xantana consumida no Brasil é adquirida por meio da importação.
De forma técnica, a goma xantana é uma molécula de carboidrato constituída por inúmeros monossacarídeos. Quando ela entra em contato com a água, portanto, suas moléculas interagem e ela adquire uma nova consistência.
Como mencionado anteriormente, a goma xantana reage com as moléculas presentes na água. Portanto, a função desse polissacarídeo é deixar os líquidos mais consistentes e viscosos, além de impedir que os componentes de uma mistura fiquem separados. Então, a goma xantana é muito utilizada nos alimentos, mas como utilizá-la da forma correta?
As pessoas cometem alguns erros quando precisam utilizar a goma xantana, então, se você também tem dúvidas de como utilizar esse polissacarídeo, continue lendo e aprenda a utilizá-lo da forma correta.
O primeiro erro comum que as pessoas costumam cometer é medir a goma xantana com uma colher comum. Pois para medir a goma xantana você deve utilizar uma colher específica, que possua uma medida padrão. Você pode encontrar essas colheres em lojas que vendem objetos de utilidades domésticas.
Uma colher de chá equivale a cinco mililitros, enquanto meia colher de chá corresponde à metade desse valor, ou seja, 2,5ml. Além disso, a quantidade que você coloca na colher de medida deve ser nivelada, não deixe a xantana transbordando.
Então, coloque a xantana na colher padrão até que o polissacarídeo transborde, em seguida, com o auxílio de um material reto, ou uma faca, realize o nivelamento da xantana na colher. Realize o nivelamento duas vezes para garantir que a xantana ficará bem nivelada.
Agora que você já sabe como medir a goma xantana, está na hora de aprender a como utilizá-la em receitas. Nas receitas em que o glúten não deve ser utilizado, também não é necessário utilizar a goma xantana. No entanto, se a receita pede por esse ingrediente, é necessário saber como utilizá-lo.
Geralmente, é necessário colocar meia colher de chá de goma xantana em receitas de bolo e uma colher de chá quando se deseja fazer pães, biscoitos ou pizzas. Mas isso depende dos outros ingredientes que a receita possui, sendo assim, não há regra exata, é necessário seguir aquilo que a receita pede.
Para que a xantana se misture melhor é bom que você a misture com os ingredientes secos da receita. No que diz respeito aos benefícios da goma xantana, seu principal benefício é a capacidade que ela possui de deixar as suspensões e emulsões mais estáveis. Além disso, os pães e bolos que possuem esse ingrediente duram por mais tempo.
Agora que você já sabe como utilizar a goma xantana, não é preciso ter medo de acrescentar esse alimento em sua dieta.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…