A Comunicação Não Violenta é uma técnica de comunicação, proposta por Marshall Rosenberg. Ele foi um psicólogo norte americano com vasta experiência em mediações, que propôs formas de conversas saudáveis para todos os participantes. Na Comunicação Não Violenta, há o predomínio da empatia pelo outro e da compreensão mútua, o que gera uma conversa eficaz e sem ruídos que possam gerar interpretações erradas.
No livro Comunicação Não Violenta, Marshall Rosenberg explica que as divergências de opinião em si, não são o motivo das brigas entre as pessoas. Isso porque, se expostas da maneira correta, elas não fazem com que o outro entre na defensiva, além de possibilitar uma negociação aberta com ele. Por isso, aprender esse tipo de comunicação é uma grande vantagem. Para praticar a Comunicação Não Violenta, você deve seguir 4 passos:
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Observar
Observe a situação e a pessoa que está falando para tentar compreender o que, de fato, está acontecendo. Contudo, não julgue, nem tente adivinhar o porquê a pessoa está fazendo ou agindo de tal maneira. Por exemplo, se uma pessoa não tomou banho ao sair para o trabalho, o que você sabe é que ela não tomou banho ao sair para o trabalho. Você não pode afirmar, com certeza, que essa pessoa não tem higiene.
Ela pode ter apenas saído muito atrasada naquele dia e não teve tempo de se banhar. O que deve ser aplicado nessa etapa da CNV é a não separação do que é certo ou errado, uma vez que aquilo que é certo para uma pessoa, pode não ser para outra. Portanto, foque na situação e no que você realmente pode afirmar dela.
Sentir
Agora que você já analisou a situação e compreendeu o que pode afirmar sobre ela, identifique o que você sente a respeito dela. A identificação do que você sente tem tudo a ver com o autoconhecimento, uma vez que você deve saber reconhecer as emoções que as situações desperta em você. Além disso, você deve saber nomear o sentimento gerado: raiva, medo, mágoa, etc.
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Reconhecer as necessidades
Agora que você compreendeu a situação e já sabe o que sente sobre ela, deve identificar quais são as suas necessidades que estão ligadas à ela. As pessoas atendem melhor às necessidades das outras quando elas são bem expressadas, com a escolha de palavras correta.
Fazer um pedido
Em seguida, expresse-a verbalmente, de forma que a pessoa entenda o que você precisa. Contudo, não transpareça estar julgando a outra pessoa como errada. Não diga que a pessoa causou algum tipo de sentimento em você, não faça acusações.
Diga o que sentiu quando aconteceu tal fato envolvendo a pessoa e que, da próxima vez, gostaria que ela fizesse de maneira diferente. A forma com que as coisas são faladas é mais importante do que o que é dito. Dessa forma, é mais fácil que um pedido seu seja aceito pela outra pessoa.