Saber o que acontece se faltar 3 dias sem justificativa no trabalho é o desejo de muitos trabalhadores CLT. Isso porque, como todos sabem, existem várias regras no regime trabalhista que tanto os empregadores, como os empregados precisam cumprir para não enfrentar as consequências das más ações.
Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para que você saiba o que acontece se falta 3 dias sem justificativa no trabalho.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Conforme mencionado acima, o cumprimento regular da jornada de trabalho é essencial para a manutenção de um ambiente corporativo saudável e produtivo. No entanto, imprevistos podem surgir e, neste causo, o trabalhador deve notificar as ausências.
Mas afinal, o que acontece quando um funcionário falta ao trabalho por 3 dias consecutivos sem apresentar uma justificativa?
Confira abaixo algumas consequências dessa atitude.
Primeiramente, uma das principais consequências de faltar 3 dias consecutivos ao trabalho sem justificativa é o desconto do salário.
Isso ocorre porque a legislação brasileira permite que o empregador desconte o valor correspondente aos dias não trabalhados, considerando-os como faltas injustificadas.
Desse modo, o valor do desconto é proporcional ao salário do funcionário, levando em consideração a quantidade de dias de ausência.
Além disso, o funcionário que faltar sem motivo justificado também pode receber advertências, conforme as normas internas da empresa estabelecem.
Assim sendo, essas advertências podem variar desde registros informais em prontuários do empregado até advertências formais documentadas no prontuário do funcionário.
O objetivo é registrar a ausência injustificada e proporcionar informações para avaliações futuras, como em casos de promoção ou demissão.
Ademais, as faltas sem justificativa podem gerar um abalo na relação entre empregado e empregador. A empresa pode questionar o comprometimento do funcionário com suas obrigações profissionais e isso pode resultar em uma perda de confiança mútua.
Assim, tal desconfiança pode prejudicar o desenvolvimento da carreira do funcionário e até mesmo dificultar a sua permanência na empresa.
Por fim, dependendo das circunstâncias e da gravidade das faltas sem justificativa, o empregador pode tomar medidas mais extremas, incluindo até mesmo a demissão por justa causa.
No entanto, é importante ressaltar que a dispensa por justa causa deve ser devidamente fundamentada e seguir as disposições previstas na legislação trabalhista.
Como visto, quando um funcionário precisa se ausentar do trabalho, seja por questões de saúde, problemas pessoais ou outros motivos relevantes, é fundamental que ele comunique o empregador o mais rápido possível.
Isso porque, a falta de notificação pode ser um sinal de irresponsabilidade e comprometimento com a empresa.
Desse modo, sempre que precisar se ausentar do trabalho, é imprescindível comunicar o empregador devidamente.
Agora que você já sabe o que acontece se faltar 3 dias sem justificativa no trabalho, deixe a sua opinião sobre esse tema nos comentários!
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