Os beneficiários cadastrados no Bolsa Família receberão cartões de débito, garantiu a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano.
A saber, o cartão de débito vai facilitar a movimentação das contas e garante a bancarização, porque todos os beneficiários terão uma conta, uma poupança digital aberta pela Caixa.
“Pretendemos que todos os cartões do Bolsa Família sejam de débito. Estamos falando de 21 milhões de famílias. Os cartões de débito vão facilitar às pessoas a movimentarem as contas. Isso garante a bancarização dessas pessoas. Porque todos os beneficiários terão uma conta, uma poupança digital. Vamos bancarizar a população e facilitar a retirada desses recursos”, destacou Serrano.
Nova rodada do Bolsa Família
A presidente da Caixa confirmou ainda que o banco vai iniciar a execução de novo calendário de pagamentos do Bolsa Família a partir do dia 20 de março, já sob novas regras, como a obrigatoriedade da matrícula escolar de crianças beneficiárias.
Além disso, a programação segue com a mesma regra de sempre, ou seja, com o escalonamento pelo dígito final do Número de Identificação Social (NIS), nos últimos 10 dias úteis do mês.
- NIS de final 1 – 20 de março;
- NIS de final 2 – 21 de março;
- NIS de final 3 – 22 de março;
- NIS de final 4 – 23 de março;
- NIS de final 5 – 24 de março;
- NIS de final 6 – 27 de março;
- NIS de final 7 – 28 de março;
- NIS de final 8 – 29 de março;
- NIS de final 9 – 30 de março;
- NIS de final 0 – 31 de março.
Veja ainda: Pagamento do ABONO SALARIAL começa ESTA SEMANA! Veja quem tem direito
Acesso aos recursos do programa social
De acordo com a Caixa Econômica, apenas uma pequena parte dos beneficiários do programa Auxílio Brasil, criado sob o governo Jair Bolsonaro, tinha a funcionalidade do cartão com chip e débito.
Sendo assim, o plano atual prevê a expansão desse número, distribuindo um maior número do cartão do Bolsa Família.
A saber, a maior parte dos beneficiários do programa social saca os seus valores na boca do caixa e em lotéricas, ou recebe pelo aplicativo Caixa Tem.
Por fim, cabe ressaltar que a nova rodada tem garantido o valor mínimo de R$ 600 por família, além do adicional de R$ 150 por criança até seis anos.
Ainda mais, quando questionada sobre a periodicidade dos reajustes do Bolsa Família e seu alinhamento à inflação, Rita Serrano não se manifestou e declarou que a decisão é do governo federal.
Leia também: NOVA RODADA do VALE GÁS está confirmada e tem calendário divulgado! Consulte AQUI