A prova de vida INSS vem sofrendo alterações desde 2019, o que vem deixando os beneficiários preocupados com a veracidade das informações. Por isso, hoje nós indicaremos as novas mudanças que estão valendo para este ano de 2022.
Saiba que a prova de vida é obrigatória para todas as pessoas que recebem benefícios pelo INSS, para comprovar que ainda está viva e, portanto, deve continuar recebendo o benefício.
A principal alteração é que a comprovação de que o beneficiário está vivo é obrigação do INSS, e não do segurado. Assim, não haverá bloqueio, nem suspensão do benefício neste ano de 2022, pois o Ministério do Trabalho e da Previdência está se adequando, para atender a legislação.
Assim, o primeiro passo a ser realizado pelo INSS é o cruzamento dos dados para confirmar se o beneficiário realizou, nos 10 meses seguintes ao seu aniversário, alguma ação que possa ser objeto de registro no banco de dados nas 3 esferas de governo: federal, estadual ou municipal.
Entre as principais fontes de coleta de dados para comprovação da prova de vida tem-se:
Estas ações podem gerar comprovação de prova de vida para o segurado anualmente.
Saiba que a prova de vida é obrigatória para todas as pessoas que recebem benefícios pelo INSS – Reprodução AdobeStockNeste caso, o INSS fará uma notificação para você, com orientações para realizar a comprovação da prova de vida, sem necessariamente ter que ir presencialmente até uma agência do INSS. Mas fique atento! Estão praticando golpes envolvendo a prova de vida.
Portanto:
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…