O Banco Central acaba de anunciar uma novidade no Pix! Em uma conversa recente com a imprensa, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, confirmou uma atualização muito importante para esse método de depósitos e pagamentos. Essa novidade, de acordo com vários especialistas em economia e finanças, pode até mesmo fazer com que os cartões de crédito desapareçam no Brasil.
Atualmente, é bom lembrar que os cartões de crédito são responsáveis por grande parte das dívidas dos brasileiros. Nesse sentido, a novidade no Pix que poderia eliminar os cartões de crédito é uma ótima notícia para muitas pessoas!
Com isso em mente, aqui está tudo que você precisa saber sobre essa novidade.
Muitas vezes, o Pix quebra recordes de transferências. No dia 4 de agosto, por exemplo, o sistema de transferências do Banco Central fez mais de 140 milhões de transações em só um dia, algo que nunca tinha acontecido antes.
Nesse dia, quase 142,4 milhões de pessoas usaram o Pix para mandar dinheiro umas para as outras. E, segundo o Banco Central, muita gente usando o sistema não fez ele travar; ele continuou funcionando direitinho o dia todo.
Esse número é bem maior do que o número de vezes que cartões de crédito e débito foram usados, e também é maior do que a quantidade de transferências tradicionais por DOC e TED.
Veja também: Drex, quais as diferenças em relação ao Pix
Afinal, quais são as coisas boas deste método de pagamentos? Veja aqui algumas das principais vantagens:
Na semana passada, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, trouxe uma notícia super importante sobre o Pix, o “Pix Crédito”, um jeito novo que pode acabar com os cartões de crédito.
Tudo aconteceu na sexta-feira passada, dia 11 de agosto. Neto falou que esse novo jeito de usar o Pix pode substituir os cartões de crédito para compras pela internet.
Portanto, ele falou: “Vai ter o Pix com outras coisas, e lembra que você vai poder comprar a crédito pelo Pix. Então, lá na frente, nem vai precisar de cartão, dá para fazer tudo pelo Pix.” Ele disse isso em um evento da Associação Comercial do Paraná, em Curitiba.
Veja também: Afinal, Pix vai ser TAXADO? Veja o que o presidente do BC disse
Campos Neto não disse como vai funcionar o Pix Crédito. Parece que ele vai ser parecido com os cartões de crédito normais: a galera vai poder comprar coisas parceladas e depois vai ter que pagar uma conta com o dinheiro que gastaram.
Dessa forma, ainda não há detalhes sobre quanto vai custar ou se vão ter taxas. Vamos esperar para ver como vai ser!
Além do Pix Crédito, que pode substituir o cartão de crédito nas coisas feitas online, o presidente do Banco Central também falou de outra novidade.
Lá no evento da Associação Comercial do Paraná, Roberto Campos Neto falou sobre uma coisa nova chamada “agregador financeiro”. Isso é tipo uma plataforma onde as pessoas vão poder juntar todos os seus negócios e coisas de dinheiro num mesmo lugar na internet.
Dessa forma, isso vai ser bom para quem usa o Pix bastante e quer ter mais controle sobre o dinheiro que manda e recebe.
Veja também: Golpe do Pix falso: Aprenda a identificar e se proteger
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…