Beneficiários do INSS devem ficar atentos às mudanças no que se refere ao empréstimo consignado.
Veja o que mudou, e mais detalhes a seguir.
Em primeiro lugar, vale lembrar que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o órgão responsável por conceder aposentadorias para os seus contribuintes.
Dito isso, o INSS também possui outras tarefas importantes, como, por exemplo, o empréstimo consignado. Mas, o que é o empréstimo consignado? Bem, esta modalidade se refere a empréstimos destinados a aposentados e pensionistas do INSS.
Porém, recentemente, o governo federal reduziu as taxas de juros desses empréstimos, o que teve consequências negativas.
Devido à baixa taxa de juros considerada inviável e desfavorável por muitos bancos, como Santander, Bradesco e Itaú, novas concessões de empréstimos consignados foram impossibilitadas. Ademais, a taxa inicialmente aplicada foi de 1,70%.
Desse modo, após a implementação da nova taxa, tanto os bancos estatais Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal quanto as instituições privadas mencionadas anteriormente, deixaram de oferecer a opção de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas.
Veja também: EXCELENTE NOTÍCIA para os cidadãos que já entregaram a declaração do Imposto de Renda
Após algumas semanas de negociação entre o governo federal, representantes dos aposentados e pensionistas, bem como membros da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Caixa Econômica Federal retomou a oferta desses empréstimos para seu público-alvo.
Dessa forma, houve discussões sobre a taxa de juros praticada, que muitos bancos consideraram abaixo do esperado.
Assim, foi acordado que a taxa de juros para empréstimos consignados de aposentados e pensionistas será de 1,97%, abaixo da meta estabelecida pelo governo de 1,99% a 2,01%. Lembrando que essa medida foi tomada após negociações.
No caso da Caixa Econômica Federal, a taxa de juros praticada será de 1,87%, enquanto os outros bancos, incluindo a própria Caixa, terão uma taxa limite de 1,97%.
Ademais, com essa mudança, aposentados e pensionistas poderão consultar empréstimos na Caixa novamente.
Veja também: INSS enfrenta problemas na justiça: Entenda
Com as novas regras, o desconto do empréstimo consignado do INSS será formalizado apenas através do uso da biometria, que substituirá a assinatura do cidadão. No entanto, é necessário que o aposentado ou pensionista apresente um documento oficial com foto e o Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Além disso, as mudanças nas normas também permitem o acesso ao crédito sem o uso da biometria, desde que o empréstimo seja contratado diretamente no banco ou instituição financeira, ou através dos canais eletrônicos disponibilizados pela instituição. Contudo, não é permitida a contratação por telefone.
Vale ressaltar que esta modalidade de empréstimo possui diversas vantagens. Veja a seguir:
Veja também: ALERTA GERAL para quem trabalhou antes de 1994
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…