Hamilton Mourão (Republicanos), vice-presidente da República, afirmou nesta terça-feira (28) que, em sua opinião, não existem razões para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre os escândalos recentes do Ministério da Educação (MEC).
Mourão diz que não acredita em CPI da Petrobras: ‘Acho que não vai andar isso aí’
Nesta terça, partidos de oposição anunciaram que irão registrar o pedido de criação da comissão de inquérito. Para Mourão, a CPI do MEC “servirá apenas para exploração política”. Além disso, ele destaca que a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público (MP) já apuram os indícios de irregularidades na pasta.
“Para mim, não é o caso [de criação da CPI do MEC]. A Polícia Federal e o Ministério Público estão tratando do assunto. Servirá apenas para exploração política, como foi a da Covid-19”, afirmou ele, que neste ano deixará de ser vice do presidente Jair Bolsonaro (PL) para tentar uma vaga como senador pelo estado do Rio Grande do Sul.
No domingo (26), o líder da oposição no Senado Federal, Randolfe Rodrigues (Rede), o mesmo que criou a CPI da Covid-19, afirmou que já havia reunido as 27 assinaturas necessárias para a criação da comissão de inquérito.
Na segunda, Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Senado, afirmou que, caso a oposição cumprisse todos os procedimentos, iria ler o requerimento e instalar a comissão. Além das assinaturas, para que a abertura aconteça, é necessário ter um orçamento de fato determinado.
De acordo com as informações, os senadores de oposição já teriam cumprido os três requisitos e a abertura estaria somente por conta da leitura do presidente do senado. Caso de fato saia do papel, a CPI do MEC deve ter como foco as suspeitas de corrupção na gestão do ex-ministro Milton Ribeiro e na distribuição de recursos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Leia também: Mourão afirma que resultado das eleições não será questionado ‘com Exército na rua’
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…