Ministro da Fazenda na Colômbia renuncia após protestos e mortes

Já fazem mais de seis dias seguidos que a Colômbia passa por intensos protestos, independente do horário ou do local. Na madrugada de hoje (04), os policiais tiveram que fazer o uso de fogo para conseguirem controlar os manifestantes. Uma das principais polêmicas é a possibilidade de aprovação da Reforma Tributária. 

A reforma prevê o aumento dos impostos, ainda maiores do que já estão. Contudo, apesar dos preços abusivos e tributações cobradas pelo governo Duque, a população não está sentindo esse retorno: pelo contrário, somente em 2021 mais de 3,6 milhões de pessoas passaram a viver em zonas de pobreza e níveis precários. As classes baixas e médias são as mais prejudicadas.

Alberto Carrasquilla, ministro da Fazenda na Colômbia, renunciou ao seu cargo na segunda-feira (03) após protestos intensos que deixaram mais de 100 feridos. Foi um dia depois do presidente Duque retirar o projeto de reforma tributária. 

“Minha continuidade no governo dificultaria a construção rápida e eficiente dos consensos necessários para levar adiante outro projeto de reforma“, afirmou Carrasquilla, em sua carta de renúncia a Duque.

Carrasquilla era contra a aprovação dos novos projetos que estavam em andamento. Para substituir o cargo, entrou José Manuel Restrepo, que era o antigo ministro do Comércio na Colômbia. 

De acordo com o portal da RT, a renúncia também foi motivada pelas 19 mortes que aconteceram nos últimos dias. Segundo o ministro, essas consequências são inadmissíveis. 

Quem financiou os protestos na Colômbia?

Muitos políticos da Colômbia argumentam que o grupo tenha sido financiado pelas Farc, Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. As Farc têm o intuito de transformar a Colômbia em um país socialista para depois chegar ao ápice do comunismo.

O grupo de esquerda teria parado de atuar em 2016, mas ainda têm muitos foragidos em florestas tanto colombianas quanto brasileiras. Durante a Guerra Fria, foram financiados pela União Soviética que mais tarde se tornaria a Rússia. 

Eles são a principal oposição do governo e acusam que Duque olhe apenas para os interesses dos mais ricos, sem levar em consideração as classes mais baixas da população. 

Daiane Souza

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

59 minutos ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago