Os cartões de crédito estão recheados de programas de pontos para os clientes. Por outro lado, outros oferecem milhas aéreas, na tentativa de achar cliente que queiram viajar. Contudo, na prática tudo pode ser a mesma coisa, mas ainda assim existem diferenças. E entender essa diferença pode ser fundamental para você.
Isso porque você pode ganhar muito mais dinheiro ao ter um tipo de cartão do que outro. Dessa forma, vamos explicar como funcionam os programas de pontos e as milhas aéreas, entender a correlação entre eles e mostrar como ganhar dinheiro com isso.
Programas de pontos ou milhas aéreas?
Para entender os programas de pontos e as milhas aéreas, é preciso entender quais são as empresas que comandam esses produtos. Isso porque essa é a principal diferença e que, na verdade, faz toda a diferença para quem quer começar nesse universo. Além disso, essa informação também permite que você faça a melhor escolha, de acordo com a sua vida financeira.
Na prática, são os bancos que são os donos dos programas de pontos. Dessa forma, cada banco possui o seu próprio programa e usa eles nos seus cartões de crédito. Atualmente, o Santander é o dono do Esfera, C6 Bank é dono do Átomos e o Banco do Brasil, juntamente com o Bradesco, são donos da Livelo. Por outro lado, os programas de milhas aéreas são de responsabilidade das empresas aéreas. No Brasil, existem três: o TudoAzul, da Azul; o LatamPass, da Latam; e o programa Smiles, da Gol. Com essas milhas, você pode viajar apenas com essas companhias, mas tem diversas facilidades apenas por usar milhas.
Dessa forma, os programas de pontos são bem mais abrangentes que os programas de milhas aéreas. Justamente por isso, você deveria começar por pontos, não por milhas. Mas existe outro segredo nesse universo.
Junte pontos!
A ideia dos programas de pontos é fidelizar clientes ao banco e dar acesso a diversos produtos. Por outro lado, lojas parcerias oferecem benefícios para essas pessoas, também no intuito de fidelização. Contudo, existe um programa chamado de “transferência bonificada”, que é o real motivo de você procurar um programa de pontos ainda hoje.
Nessas transferências, o cliente troca seus pontos do programa por milhas aéreas nos programas das companhias de aviação do Brasil. Ao fazer isso, as companhias dão bônus bastante atraentes. É comum que existam transferências bonificadas com 100% de bônus. Isso quer dizer que, se você tiver 20.000 pontos no programa, você terá 20.000 milhas aéreas mais 20.000 milhas aéreas de bônus, ou seja, 40.000 milhas aéreas. Dessa forma, você conseguiu fazer mais milhas. Com essa bonificação, você pode viajar o mundo inteiro, sem pagar absolutamente nada a mais por isso.
Além disso, quanto mais milhas aéreas você tiver, a mais coisas você tem acesso. É exatamente desse jeito que muitos viajantes compram passagens aéreas a preços bastante baixos e conseguem viajar de classe executiva. Não é raro vermos pessoas pagando R$800,00 em uma passagem para a Europa e voando na classe executiva, que dá acesso a comida e bebida gratuitas, além de poltronas bem mais confortáveis.