Metade das atividades pesquisadas do varejo registram alta em 2020

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (10) os dados do volume de vendas do comércio varejista brasileiro. Em resumo, quatro das oito atividades pesquisadas registraram alta em 2020, na comparação com o ano anterior. Aliás, o crescimento dessas atividades puxou o resultado nacional em 1,2%. Assim, o setor conseguiu emendar o quarto ano seguido de alta. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo IBGE.

Em resumo, a PMC analisa oito atividades do comércio varejista. Dessas, as quatro que subiram em 2020 foram: hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (14,4%), móveis e eletrodomésticos (11,5%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (8,4%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,6%).

Por outro lado, houve quedas nas vendas dos outros quatro grupos: livros, jornais, revistas e papelaria (-28,2%), tecidos, vestuário e calçados (-23,2%), equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-12,1%) e combustíveis e lubrificantes (-10,8%).

 

Veja detalhes das vendas em dezembro

De acordo com o levantamento, o comércio varejista despencou 6,1% em dezembro, na comparação com novembro. E essa queda expressiva aconteceu, pois as oito atividades pesquisadas caíram no período. A saber, a maior queda percentual veio do grupo outros artigos de uso pessoal e doméstico, que despencou 13,8% no último mês de 2020. Em seguida, vieram os grupos tecidos, vestuário e calçados (-13,3%) e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-6,8%). Ambos registraram quedas mais intensas que a retração nacional.

Os outros grupos também recuaram no período, mas de maneira menos intensa que a queda nacional. A saber, as retrações foram as seguintes: móveis e eletrodomésticos (-3,7%), livros, jornais, revistas e papelaria (-2,7%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-1,6%), combustíveis e lubrificantes (-1,5%) e hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,3%).

Por fim, as vendas do comércio varejista ampliado também caíram em dezembro. A saber, esta modalidade inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção. Na comparação com novembro, a queda chegou a 3,7%. Em contrapartida, em relação a dezembro de 2019, houve alta de 2,6% nas vendas, sexta seguida nessa base comparativa.

 

LEIA MAIS

Índice acionário CSI300 da China renova maior valor em mais de 13 anos

Dólar segue com leve alta no pregão desta quarta-feira (10)

Ruan Samarone

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

9 horas ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago