O Senador Major Olímpio (PSL), que foi eleito por São Paulo, fez uso hoje (07) de seu perfil oficial na rede social Twitter para comentar o julgamento de uma ação no Supremo Tribunal Federal que buscava impedir a reeleição dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
Por meio de um vídeo compartilhado na rede social Major Olímpio comentou: “O Supremo Tribunal Federal, por um 6×5 muito apertado, acaba dando esperança para o povo brasileiro que possa existir justiça no Brasil. Dizer não à reeleição do presidente da Câmara e do Senado parecia o óbvio, o que não cabe sequer qualquer interpretação no texto da Constituição”.
Na sequência, o Senador pontuou: “Mas nesse mundo de hoje me parece que até dentro da justiça há momentos que vale tudo. Mas não há de se criticar os cinco Ministros que votaram contra o Brasil. Há de enaltecer e agradecer aos seis Ministros que demonstraram que ainda podemos ter esperança na sua Suprema Corte”.
Por meio de texto, o Senador apontou: “Seis ministros do STF votaram pela inconstitucionalidade da reeleição para presidência do Senado e da Câmara. Nos deram esperança de que possa existir justiça no Brasil. Dizer NÃO parecia óbvio, não caberia sequer qualquer interpretação diferente no texto da Constituição”.
Por meio de votação em plenário virtual, o Supremo Tribunal Federal decidiu no domingo (6) que os atuais presidentes do Senado e da Câmara, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Rodrigo Maia(DEM-RJ) não poderão candidatar-se à reeleição nas duas casas.
Em votação apertada, com votos contrários à reeleição e cinco favoráveis (no caso de Rodrigo Maia, 7×4). O voto decisivo partiu do atual presidente da corte, o ministro Luiz Fux.
O julgamento apreciava uma ação movida pelo Partido Trabalhista do Brasil (PTB) e teve o primeiro voto favorável por parte do ministro e relator, Gilmar Mendes, que defendeu a autonomia do Congresso para analisar seus assuntos internos, sendo seguido por Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes.
Kassio Nunes Marques, que assumiu a cadeira como sucessor de Celso de Melo, votou favoravelmente à uma reeleição, beneficiando Davi Alcolumbre em detrimento de Rodrigo Maia.
Marco Aurélio Melo votou contra a reeleição nas duas casas, apontando em seu voto que o artigo 57 da Constituição Federal é “categórico”, apontando em seu voto que: “A parte final [do artigo] veda, de forma peremptória, sem o estabelecimento de qualquer distinção, sem, portanto, albergar – o que seria um drible – a recondução para o mesmo cargo na eleição imediata”.
Carmen Lúcia por sua vez apontou: “É vedada constitucionalmente a recondução a cargo da Mesa de qualquer daquelas Casas Congressuais na eleição imediatamente subsequente, afastando-se a validade de qualquer outra interpretação”.
Rosa Weber que também votou de modo contrário à reeleição afirmou: “a deslealdade ao texto constitucional caracteriza preocupante ofensa ao pacto da sociedade brasileira em torno do propósito de conferir força ativa aos compromissos assumidos no plano constitucional”.
O ministro Luís Roberto Barroso apontou em seu voto que: “É compreensível o sentimento de que existe uma assimetria no sistema constitucional dos Poderes ao não se permitir uma recondução dos presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. Essa tese, embora atraente, não supera duas dificuldades”.
Edson Fachin indicou que: “Muito embora pudesse até mesmo ser desejável que não houvesse limite à reeleição ou que, à semelhança do que ocorre com as chefias do Poder Executivo, devesse ser ela limitada a uma única vez, há no texto, interpretado literalmente, historicamente e sistematicamente, um limite intransponível para a Jurisdição Constitucional”.
Por fim, Luiz Fux fundamentou seu voto apontando que: “Com efeito, não compete ao Poder Judiciário funcionar como atalho para a obtenção facilitada de providências perfeitamente alcançáveis no bojo do processo político-democrático, ainda mais quando, para tal mister, pretende-se desprestigiar a regra constitucional em vigor”.
Leia mais: STF vota por inconstitucionalidade de recondução de Maia
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…