Mais de dez presos fogem de penitenciária no Rio Grande do Norte

Pelo menos 12 presos fugiram, na madrugada deste sábado (17), da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, o maior complexo penal do Rio Grande do Norte. Esse é o primeiro registro de fuga na unidade prisional em três anos. Para tentar recapturar os criminosos, as polícias Militar e Penal foram acionadas para buscas na região e para a recontagem das pessoas presas na unidade.

Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (Seap) revelou que os presos fugiram pelo sistema de ventilação da cela, que fica no banheiro. Para poder sair do local, eles aumentaram o tamanho da abertura com um vergalhão da cama.

Do lado de fora da cela, ainda segundo a Seap, os detentos usaram uma corda feita de lençóis amarrados para passar pela muralha da penitenciária. Todos os fugitivos são da mesma cela. No local, “residiam” 22 presos –  10 deles não fugiram. De acordo com a Seap, atualmente, o pavilhão onde os presos fugiram abrigava 738 presos antes da fuga. No total, a penitenciária aloca 1.649 presos.

Alerta de falha

Após a fuga, o Sindicato dos Policiais Penais do Rio Grande do Norte divulgou uma nota afirmando que a unidade foi avisada sobre a falha na estrutura de ventilação do banheiro, por onde os presos fugiram. Além disso, o sindicato também ressaltou que o fato de uma das guaritas da penitenciária estar desativada pode ter facilitado a fuga.

“A guarita 2 está desativada há muito tempo. Não há visualização, não há iluminação e ainda um ponto cego”, detalhou a entidade, que completou:  “Infelizmente havia uma falha na estrutura do banheiro, na ventilação, que já tinha sido alertada pelos policiais penais, pela direção, à secretaria, que era para ter mandado a equipe de infraestrutura resolver esse problema, como também a preocupação com a guarita desativada”, disse.

Por fim, o Sindicato dos Policiais Penais ainda relatou que uma vistoria que deveria ser feita diariamente nas celas não estava sendo feita. Isso porque, de acordo com o órgão, um problema estrutural impedia a entrada dos policiais penais com segurança no trecho.

Leia também: Após a morte da traficante Hello Kitty, confira outras criminosas procuradas no RJ

Amanda B

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

15 minutos ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago