Lula e Maduro anunciam comissão bilateral para investigar dívida

Hoje (29), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou que uma comissão bilateral será formada para “estabelecer a verdade” em relação à dívida venezuelana com o Brasil. Nesse sentido, a questão surgiu quando Maduro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram indagados sobre o assunto em Brasília.

Com isso, Lula afirmou desconhecer o valor da dívida e dirigiu-se a Maduro perguntando: “Você sabe qual é o tamanho da dívida [da Venezuela com o Brasil]?”. Em resposta, o presidente venezuelano afirmou que será estabelecida uma comissão para determinar o montante dessa dívida e retomar os pagamentos.

Dívida da Venezuela com o BNDES atinge 722 milhões de dólares

Segundo o portal do BNDES, até março de 2023, o montante acumulado de parcelas em atraso pela Venezuela atingiu a cifra de 722 milhões de dólares. Além disso, há ainda parcelas pendentes de pagamento. No total, o banco concedeu 1,5 bilhão de dólares em financiamentos para projetos de infraestrutura no país.

Ainda assim, nesse tipo de operação, conhecida como exportação de serviços, o BNDES disponibiliza recursos em reais para uma empresa brasileira responsável pela execução da obra ou pela exportação de bens e serviços para o país estrangeiro. Porém, o pagamento do financiamento, acrescido de juros em dólares, é de responsabilidade do país que recebeu o empréstimo.

Assim, durante a cerimônia de posse de Aloizio Mercadante como presidente do BNDES em fevereiro. O ex-presidente Lula expressou sua “certeza” de que a Venezuela quitaria suas dívidas com o banco durante o seu governo.

Um encontro histórico

Desde 2015, o presidente venezuelano Maduro, não havia visitado o Brasil, quando compareceu à posse do segundo mandato de Dilma Rousseff. Apesar disso, sua visita atual ao Brasil ocorre em razão da reunião dos líderes sul-americanos em Brasília, agendada para terça-feira (30).

Anteriormente, nesta segunda-feira, ele participou de um encontro com o ex-presidente Lula no Palácio do Planalto. No qual o presidente brasileiro descreveu como um “momento histórico”. Contudo, Lula expressou sua convicção de que esse novo momento que estão vivendo não será suficiente para superar todos os desafios enfrentados por Maduro ao longo desses anos.

Dessa forma, Lula também defendeu uma “integração plena” entre os países e reconheceu a existência da dívida da Venezuela. Com isso, afirmou que isso faz parte de um acordo a ser estabelecido para alcançar uma integração completa.

Maduro busca apoio na América do Sul para retirada de sanções dos EUA

No Planalto, Maduro afirmou que irá solicitar aos países da América do Sul que reforcem, também, aos Estados Unidos o pedido de retirada das sanções econômicas impostas ao país caribenho.

Nesse sentido, durante a cúpula de líderes da América do Sul, que ocorrerá nesta terça-feira (30), Maduro apresentará a proposta em questão. Com isso, ele ressaltou que, em todas as reuniões e fóruns, busca revisitar a verdade e a realidade dos países da região.

Assim, segundo suas palavras, a proposta consiste em uma revisão. Como região, aos Estados Unidos a suspensão de todas as sanções e medidas coercitivas tanto contra a Venezuela de Maduro quanto contra os demais países que sofrem esse tipo de punição na América.

Não perca: 13º salário do BPC: Veja como está a liberação do pagamento

João Belarmindo

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

3 horas ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago