Já ouviu falar a respeito do kit antena gratuito para os inscritos do Cadastro Único, mas não encontrou nada ainda sobre os critérios para determinar quem tem direito e como funciona a instalação? Então saiba que aqui você vai esclarecer essas dúvidas!
Boa leitura!
Em primeiro lugar, é preciso explicar que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou a liberação de limpeza de faixa de frequência de 500 municípios com mais de 500 mil habitantes como parte do processo de implementação da tecnologia 5G.
Com isso, quem usa antena parabólica para assistir a TV aberta, precisará providenciar a substituição do equipamento, pois a próxima geração de tecnologia móvel ocupa a mesma “avenida” usada no céu por onde circulará o sinal do 5G.
Dessa forma, quem não trocar poderá ter uma interferência no sinal e, após um tempo, já não será mais possível acompanhar a transmissão da televisão.
Assim, diante desse cenário é que temos a distribuição do kit antena do Cadastro Único.
A Siga Antenado, uma entidade criada pelas operadoras de telefonia, é quem fica responsável pela distribuição do kit antena do Cadastro Único, com um novo receptor de sinal, que permitirá aos usuários de parabólicas continuar com o acesso normal à TV aberta, mesmo com a instalação de antenas 5G.
Leia ainda: Serasa Limpa Nome: DESCONTO de até 90% para RENEGOCIAR dívidas
Vamos lá! Vale salientar que para receber o kit gratuito, os seguintes requisitos devem ser atendidos:
Ainda mais, de acordo com a Siga Antenado, antes da instalação, um técnico faz uma vistoria no local e deve conferir os requisitos acima.
No entanto, existe uma informação essencial! Neste momento, a distribuição do kit antena do Cadastro Único ainda está concentrada nas capitais.
Desse modo, caso você queira saber se sua cidade foi autorizada pela Anatel a ter a limpeza de frequência, acesse a lista completa no site do órgão.
Para quem não acompanhou, é interessante ressaltar que em outubro, a tecnologia 5G, quinta geração de internet móvel, chegou a todas as capitais do país.
Com velocidade até 10 vezes maior do que a 4G, a nova tecnologia promete mudanças significativas na conexão de dados.
A primeira cidade a receber o 5G, em julho deste ano, foi Brasília, seguida por Porto Alegre, João Pessoa, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba, Salvador e Goiânia.
Por fim, segundo a Anatel, até julho de 2029 devem ser atendidos os municípios com mais de 30 mil habitantes. Então, a meta é atender o país inteiro até dezembro de 2030.
Gostou do artigo? Compartilhe para ajudar mais pessoas que estão em busca de informações sobre o kit antena do Cadastro Único.
Veja também: BOLSA FAMÍLIA de R$ 600 é viável, afirma relator do Orçamento
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…
View Comments
Não tenho parabólica acabei de me mudar e está muito cara uma antena parabólica