Joanete: veja dicas de como tratar esse problema e evitar

Entenda o que fazer para tratar problema nos pés

0

Joanete é o termo usual e popularmente conhecido para uma condição tecnicamente denominada de Hálux Valgo. É uma deformidade articular que afeta os dedos dos pés, principalmente o “dedão”. Dessa forma, a articulação fica aumentada, evidenciando uma saliência, criando um desvio do dedo na direção dos demais. Portanto, para te ajudar a acabar com esse problema, nós do Brasil 123 vamos te ensinar dicas de como tratar o Joanete.

O que o Joanete pode ocasionar nos meus pés?

Esse desvio pode acabar por sobrecarregar a articulação e os ossos dos pés e precisa ser corrigido. A causa principal desse acometimento é o fator genético e pode ser agravado, principalmente, pelo uso de calçados inadequados que façam compressão nos dedos.

Tudo isso gera um processo inflamatório que causa dores e inchaços, de modo a limitar a qualidade de vida das pessoas. Normalmente, esse problema surge a partir dos 40 anos, mas não é regra, pois pode aparecer em qualquer idade, porém é cientificamente comprovado que atinge mais as mulheres do que os homens.

Como tratar o Joanete?

Deformidade nos dedos dos pés- reprodução unsplash
Deformidade nos dedos dos pés- reprodução unsplash

Por isso, selecionamos algumas dicas de como tratar esse problema tão incômodo e como evitar o seu surgimento e intensificação.

Mergulhar os pés em água quente

Uma das medidas mais rápidas de tratar e aliviar os sintomas é mergulhando os pés em uma solução com água quente. Você pode misturar 2 colheres de sal grosso e uma quantidade considerável de camomila em uma bacia de água quente, lembrando de conferir a temperatura para não te queimar.

A água não deve ser morna e é preciso “deixar os pés de molho” por aproximadamente 20 minutos ou até que a água esfrie. Se o tempo for muito menor, esquente novamente uma quantidade de água e misture na bacia.

Praticar exercícios para fortalecer a articulação

Os exercícios serão úteis para minimizar a deformidade e desenvolver a força articular. Dessa maneira, existem duas opções interessantes de exercícios que podem ser realizadas.

A primeira consiste em colocar uma toalha no chão, segurar entre os dedos e tentar puxa-la para depois empurra-la novamente. A segunda opção é envolver os dedões com um elástico e tentar esticar com o dedo.

Assim, você pode fazer 3 sessões de 10 exercícios todos os dias.

Usar tomate para diminuir a saliência

Uma das formas pouco conhecidas para amenizar as dores é usar um tomate maduro sobre o joanete. Então, coloque literalmente o tomate sobre e faça movimentos circulares por cerca de 15 minutos todos os dias.

Tenha uma dieta equilibrada

Como o problema é tanto ósseo quanto articular, as vitaminas são essenciais para fortalecer essas estruturas e corrigir o problema. Invista em refeições com fontes de vitamina A, C e D, além de consumir alimentos ricos em cálcio para fortalecer os ossos.

Agora que você já aprendeu diversas maneiras eficazes de como tratar e evitar o Joanete, não deixe de utilizar essas dicas para manter os seus pés sempre saudáveis e livres dessas dores tão incômodas. No entanto, se o problema persistir, procure um profissional especializado para te ajudar no tratamento.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.