Todo início de ano os brasileiros ficam na expectativa sobre o novo valor do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Para 2023 isso não é diferente, além do mais está sendo preparado um novo reajuste na tabela para este imposto, o que pode pegar os motoristas desavisados.
Novo valor do IPVA 2023
Como citado acima, o ano de 2023 reserva novos valores para os donos de veículos. O novo valor do IPVA cobrado anualmente aos proprietários de veículos, como automóveis, motos e caminhões, pode surpreender a população. Apesar de a alteração nas alíquotas do tributo não acontecer, os dados de momento apontam para um imposto ainda maior em 2023.
O tal motivo pode ser o justamente cálculo feito sobre os preços médios dos veículos praticados no mercado, amplamente divulgados na Tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) que serve como um parâmetro nas avaliações ou negociações.
De acordo com ela, o aumento de preço nos últimos anos, além da escassez de peças, associado aos demais custos para os produtos novos acabou elevando também a média cobrada dos veículos usados.
O que vemos como resultado dessa prática é um IPVA mais caro no ano que vem. Sem dúvida, isso deve impactar muito no bolso dos proprietários.
Veja como consultar o IPVA
É possível que os motoristas verifiquem o quanto vão ter que desembolsar para realizar o pagamento de tributos, consultando a Tabela Fipe, atualizada mensalmente no site da tabela Fipe.
Contudo, é prudente lembrar que o imposto é calculado com base na alíquota de cada Estado. Já a operação é extremamente simples: multiplique o valor venal do carro, moto ou caminhão pelo percentual apontado na sua região e depois divida o resultado por 100.
Além disso, alguns estados possuem uma alíquota do IPVA de 3% para carros, 2% para motos e 1% para caminhões e ônibus. Caso o proprietário do veículo siga a regra mencionada acima, um automóvel de passeio com valor aproximado de R$ 50 mil teria de pagar R$ 1,5 mil de imposto em 2023.
Veículos isentos do imposto
Como relatado anteriormente, o IPVA é um tributo estadual e somente esses governos decidem como serão as regras de aplicação do dinheiro e quais veículos serão isentos de cobrança.
Dessa maneira, relacionamos uma lista de critérios de cada veículo e os respectivos estados:
- Mais de 10 anos de fabricação:
Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima.
- Mais de 15 anos de fabricação:
Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Pará, Maranhão, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe, Piauí, Tocantins e o Distrito Federal.
- Mais de 18 anos de fabricação:
Mato Grosso.
- Mais de 20 anos de fabricação:
Acre, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.
- Mais de 30 anos de fabricação:
Santa Catarina.
Importante destacar que somente os estados de Minas Gerais e Pernambuco possuem redução progressiva, isto é, quanto mais velho o veículo, mais barato é o IPVA.
Além disso, esses modelos de veículos também podem garantir isenção. Veja a seguir:
- Audi A3 2007;
- BMW Z4 2007;
- Chevrolet Astra 2010;
- Citroën C4 Pallas 2012;
- Dodge Dart 1970;
- Fiat Siena;
- Ford Ka 2007;
- GM Celta;
- Jeep Wrangler 2002;
- Toyota Corolla SE-G 2003;
- Toyota Hilux 2002;
· Volkswagen Fusca 1985.
Não vi Rio de Janeiro e Minas Gerais nesta lista de isenções do IPVA.
Rio de Janeiro está nos veículo com mais de 15 anos, e Minas Gerais não tem isenção e sim diminuição progressiva.