A inflação voltou a subir no Brasil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve alta de 0,59% em outubro.
Em resumo, o avanço sucede três quedas consecutivas do indicador. A saber, o IPCA recuou em julho (-0,68%), em agosto (-0,36%) e em setembro (-0,29%). Aliás, as quedas estavam ficando mais fracas, até que os preços voltaram a subir no país.
Com o acréscimo do resultado de outubro, a taxa do IPCA acumulada em 12 meses chegou a 6,47% em outubro. A propósito, o IPCA é a inflação oficial do Brasil.
Vale destacar que entre julho e setembro, a queda do IPCA teve um motivo específico, a redução do ICMS sobre combustíveis. Inclusive, a maioria dos combustíveis fechou o mês em queda: gasolina (-1,56%), óleo diesel (-2,19%) e gás veicular (-1,21%). A única exceção foi o etanol, que registrou alta de 1,34%, após meses de recuos.
Embora os preços destes itens tenham caído, os recuos foram bem menos expressivos que nos meses anteriores. Assim, estas quedas não conseguiram impedir o avanço do IPCA no mês.
SALÁRIO MÍNIMO deveria ter sido de R$ 6.458,86 em outubro
Segundo os dados do IBGE, nove dos dez itens que mais subiram em outubro foram frutas, verduras ou legumes. Vários itens do top dez tiveram avanços superiores a 15%, com o líder do ranking ficando bem mais caro que em setembro.
Veja abaixo os dez itens cujos preços mais subiram no mês passado:
O grande destaque do top dez foi o item passagem aérea, que impactou o IPCA em 0,16 ponto percentual. A saber, essa foi a maior influência entre todos os itens pesquisados pelo IBGE.
Leia também: PEC da Transição: saiba mais sobre a proposta do governo Lula
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…