A Páscoa deste ano não deverá atrair tantos consumidores quanto em 2021. Pelo menos é o que aponta um estudo do Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo). A saber, a intenção de compra dos brasileiros na data comemorativa está 6,7% menor que a do ano passado.
De acordo com a entidade, a inflação é o fator responsável por esta queda. Em resumo, a taxa inflacionária variou 1,62% no Brasil em março. A propósito, esta foi a maior taxa para março desde 1994, ou seja, há 28 anos que o país não via uma inflação tão elevada assim no mês.
Além disso, o Ibevar revela que a queda na intenção de compra dos brasileiros também é reflexo do fim do auxílio emergencial. No ano passado, o pagamento das parcelas do benefício ajudou a impulsionar a intenção de compra dos consumidores em relação a 2020.
Contudo, as últimas parcelas do auxílio emergencial foram pagas no ano passado. O governo lançou um novo programa assistencial, o Auxílio Brasil, mas este atingiu uma parcela bem menor da população. Aliás, em 2020, a intenção de consumo despencou 48,3% em relação a 2019 devido à pandemia da Covid-19.
“As necessidades e prioridades das pessoas mudaram, e assumindo que os itens sazonais de Páscoa são supérfluos, podem ser deixados de fora dos orçamentos”, disse Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar.
O Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou no último dia 5 um levantamento sobre a inflação dos itens presentes na mesa do brasileiro na Páscoa. Em suma, a taxa inflacionária acumulada entre abril de 2021 e março de 2022 foi de 3,93%, ficando bem abaixo da registrada nos 12 meses anteriores (9,18%).
A saber, a maior alta do período foi a do couve, que disparou 21,50%. Em seguida, ficaram a batata-inglesa e a sardinha em conserva, cujas taxas avançaram 18,43% e 16,44%, respectivamente. No entanto, o preço do arroz caiu 12,2% e reduziu a variação da inflação no período.
Seja como for, a Páscoa deverá gerar um faturamento de R$ 2,16 bilhões para o varejo brasileiro neste ano. Isso mostra que, apesar da redução da intenção de compra, os consumidores ainda gastarão um valor expressivo na data comemorativa.
Leia Também: Entenda motivos
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…