Os brasileiros vêm sofrendo nos últimos anos com o aumento da dificuldade em obter alimentos para a sobrevivência. Diversas pesquisas revelaram que a insegurança alimentar atinge cada vez mais gente no país. E os dados divulgados pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) refletem esse cenário.
De acordo com a entidade, 61,3 milhões de pessoas lidaram com algum tipo de insegurança alimentar no Brasil. Em outras palavras, quase um terço da população do país sofreu com o temor de não ter comida para se alimentar. Aliás, desse total, 15,4 milhões de brasileiros enfrentaram uma insegurança alimentar grave.
A saber, os dados da FAO englobaram o período de 2019 a 2021. Em resumo, a entidade analisou a situação do país um ano antes da pandemia da covid-19, bem como no próprio ano da decretação da crise sanitária e um ano depois desse evento.
Na comparação com o período de 2014 a 2016, quando a FAO também realizou o levantamento no Brasil, os dados ficaram bem menores. Em resumo, 37,5 milhões de pessoas sofreram com insegurança alimentar no período, número expressivo, mas bem menor que o registrado nos últimos anos. Desse total, 3,9 milhões estavam na condição grave.
Crise alimentar mundial pode durar anos, alerta ONU
A FAO define a insegurança alimentar de acordo com a gravidade de cada caso. Por isso, define alguns graus em relação a isso. Veja abaixo quais são:
Em 2021, cerca de 2,3 bilhões de pessoas enfrentaram a insegurança alimentar em todo o planeta. A saber, esse número representa uma aumento de 350 milhões de pessoas nessa condição quando comparado ao período antes da pandemia do coronavírus.
Leia também: Economia brasileira cresce 1,09% em março, mas recua 0,44% em abril
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…