As inscrições para o Sisu, processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada, do segundo semestre iniciaram hoje, dia 19 de junho. Dessa forma, é importante lembrar que os interessados terão até o dia 22 de junho para realizar suas inscrições por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Assim, o resultado está agendado para ser dibulgado no dia 27 deste mês. Além disso, a classificação dos estudantes dependerá das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) da edição de 2022. As inscrições estarão abertas no período de 29 de junho a 4 de julho.
O Sisu, um programa do Ministério da Educação, é responsável por disponibilizar as vagas oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior em todo o país, sendo a maioria delas provenientes de instituições federais, como universidades e institutos.
As vagas são abertas a cada semestre por meio de um sistema informatizado. Esse sistema seleciona os estudantes com base em suas notas do Enem, levando em consideração as opções escolhidas durante a inscrição. Para participar, é necessário que o candidato não tenha obtido nota zero na redação.
Para se inscrever no Sisu, siga os passos abaixo:
É importante estar atento aos prazos e seguir todas as orientações do processo seletivo do Sisu. Se tiver alguma dúvida específica, o recomendado é consultar o edital e as informações disponíveis no site oficial do Sisu. Além disso, também é possível entrar em contato com o Ministério da Educação (MEC).
Leia também: Cursos gratuitos de formação profissional abrem mais de mil vagas pelo Brasil! Confira
Cada estudante tem a possibilidade de escolher até duas opções de curso entre as oferecidas no processo seletivo do Sisu. Durante todo o período de inscrições, é permitido fazer alterações nas opções de curso. Entretanto sempre é considerada válida a última inscrição registrada no sistema.
Além disso, aqueles que não forem selecionados em nenhuma das duas opções de curso ainda têm a oportunidade de concorrer a vagas por meio da lista de espera. Para isso, é necessário manifestar interesse em participar da lista entre os dias 27 de junho e 4 de julho. Assim, a convocação dos candidatos em lista de espera será feita pelas instituições a partir do dia 10 de julho.
As vagas oferecidas pelo Sisu seguem as determinações da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012). Essa é a lei que estabelece que no mínimo 50% das vagas das instituições federais de ensino superior sejam reservadas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Além disso, metade dessas vagas reservadas é destinada a estudantes de baixa renda.
Em adição, as instituições têm autonomia para adotar políticas e ações próprias relacionadas à reserva de vagas e à aplicação de bônus na nota dos candidatos que atendam ao perfil estabelecido pela instituição. Assim, o Sisu realiza o cálculo automaticamente e gera uma nova nota de acordo com as especificações de cada instituição.
Leia também: Lula reforça que Minha Casa, Minha Vida deve entregar 230 mil moradias em 2023
Em relação aos horários do exame, foi divulgado que os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h. As provas terão início às 13h30. No primeiro dia, o término está previsto para as 19h, enquanto no segundo dia, será às 18h30. É importante ressaltar que existem exceções de horário para casos específicos, como participantes com solicitação de tempo adicional aprovada ou que solicitaram recurso de vídeo para a prova em Libras.
Além disso, os gabaritos das provas objetivas serão publicados no dia 24 de novembro no Portal do Inep. Já os resultados individuais estarão disponíveis no dia 16 de janeiro de 2024, também no mesmo site.
Já sabemos que o país não se encontra mais em uma situação grave de pandemia. Ainda assim, o instituto informa que será necessária a utilização de máscara de proteção à Covid-19, “nos estados ou municípios onde o uso da máscara em local fechado seja obrigatório por decreto ou ato administrativo de igual poder regulamentar”.
Além disso, vale lembrar que, as notas do Enem são usadas para o ingresso de estudantes em universidades públicas e privadas. Assim, isso é feito através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Dessa forma, os resultados individuais podem ser aproveitados pelos estudantes brasileiros interessados em cursar uma graduação em instituições portuguesas, que mantêm convênio com o Inep.
Leia também: Dinheiro esquecido: Mais de 7 bilhões ainda estão disponíveis para saque no SVR!
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…