Antes de começar a pedalar sua bicicleta, você deve se atentar para alguns cuidados, que são importantes para manter sua proteção durante os percursos. Se você é iniciante em bike, saiba que a prática desse esporte faz muito bem à saúde física e aumenta a resistência, além de ser o esporte ideal para quem quer perder peso, porque queima muitas calorias. Contudo, não basta apenas pegar uma bicicleta e pedalar. É necessário se preparar da forma correta. Veja essas 6 dicas para começar na prática desse esporte de maneira eficiente!
Atividade física: 6 dicas para se preparar para sua prática
1- Pés paralelos
Andar com os pés, um para baixo e outro para cima, em descidas é um erro! Isso porque colocar mais pressão em um pé, do que no outro tira o seu equilíbrio. O posicionamento correto é ficar estável, com o peso equilibrado em ambos os pés.
Além disso, pés paralelos dão a mesma pressão de cada lado (distribuindo o peso corretamente), fazendo com que você se equilibre melhor. Tomar cuidado com a posição que você fica na bicicleta evita, até mesmo, que o pedal encoste no chão, o que causaria um tombo com várias lesões.
2- Não jogar o corpo para trás
Outra dica para iniciantes em bike é não jogar o corpo para trás, em hipótese nenhuma. Isso porque, em uma situação na qual o cérebro vê perigo, você tende a jogar, instintivamente, o corpo para trás. Essa é uma forma de “se defender”, quando você também estica os braços e joga o quadril para trás.
Contudo, isso causa uma perda de aderência da roda da frente. Consequentemente, faz você perder a agilidade de manobra nos braços. Dessa forma, você fica fora do centro de gravidade da bicicleta, correndo um risco alto de cair e se machucar.
3- Atente-se à maneira certa de frear
Iniciantes em bike precisam saber que utilizar o freio traseiro ao tentar parar a bicicleta é um erro. Muitas pessoas fazem isso com medo de usar o dianteiro e travar a bicicleta. Contudo, esse é um pensamento errado, não baseado em informações verdadeiras. O freio da frente é o que, de fato, para a bicicleta. Dessa forma, ambos devem ser usados simultaneamente, modulando corretamente os dois juntos.
Longevidade canina: 5 dicas para ajudar o seu cão a ter uma vida longa
4- Não usar mais de um dedo em cada freio
A forma correta de usar o freio manual é usar apenas um dedo em cada freio. Ou seja, deixe o restante dos dedos da mão no guidom. Dessa forma, você guiará com mais segurança e estará mais preparado para frear em casos de emergência.
5- Olhe sempre para a frente
Sendo iniciante na bike, você deve antever os obstáculos à sua frente. Dessa forma, olhe sempre para a frente. Se distrair olhando para os lados pode fazer com que você vire o guidom para o lado errado. Isso porque a bicicleta tende a ser guiada por você para a direção a qual os seus olhos estão virados. Por isso, mantenha-se atento e não corra o risco de se lesionar por não ver o que acontece à sua frente.
6- Use o capacete
O capacete é um item muito importante para a segurança do ciclista. Isso porque, em caso de quedas, a cabeça dele ficará protegida. Dessa forma, não deixe de usar esse item tão importante para evitar machucados nessa área tão delicada do corpo.
7- Usar kit de iluminação
Ao sair para pedalar, não esqueça que você pode não conseguir chegar em casa, se não cuidar da sua segurança. Por isso, é essencial ter as iluminações corretas, tanto dianteira, como traseira. Isso porque, quando chega o anoitecer, fica muito difícil para motoristas e pedestres enxergarem a bicicleta. Dessa forma, você deve investir na iluminação com Leds. Lembre-se: as luzes dianteiras devem ser brancas ou amarelas, já as traseiras, vermelhas.