O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) variou 0,47% em maio deste ano, ficando 0,59 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa observada em abril (1,06%). Aliás, essa é a menor variação do indicador desde abril do ano passado, quando o índice subiu 0,31%. A saber, o IPCA é a inflação oficial do Brasil.
Com isso, a variação acumulada nos últimos 12 meses encerrados em maio desacelerou de 12,13% para 11,73%, mas ainda segue em patamar bastante elevado. A propósito, a meta central para a taxa inflacionária em 2022 é de 3,5%, mas as projeções do mercado indicam que a inflação deverá encerrar o ano próxima de 9%.
A título de comparação, a taxa inflacionária havia variado 0,83% em maio do ano passado. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo levantamento, divulgou as informações nesta quinta-feira (9).
De acordo com o IBGE, oito dos nove grupos pesquisados tiveram variação positiva em maio. Veja abaixo o impacto que cada um deles exerceu no IPCA:
Em resumo, os principais impactos individuais registrados em maio vieram das passagens aéreas (18,33%) e dos produtos farmacêuticos (2,51%). Com estas variações, ambos os itens influenciaram o IPCA em 0,08 p.p. no mês passado.
A saber, o aumento dos preços do querosene de aviação (QAV) pressionou as passagens aéreas. Por sua vez, o aumento dos preços dos remédios impulsionou a inflação dos produtos farmacêuticos. Estas variações impediram uma desaceleração ainda mais forte do IPCA em maio.
Por outro lado, o grupo habitação teve um forte decréscimo no mês passado. Isso aconteceu graças à bandeira verde, que voltou a vigorar no Brasil em meados de abril. Em suma, a bandeira tarifária não promove cobrança extra na conta de luz dos consumidores.
Leia também: CadÚnico: saiba como se cadastrar e atualizar dados
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…