A conta inativa do FGTS se trata da conta do trabalhador que deixou de receber depósitos devido a rescisão ou suspensão do contrato. O FGTS tem como objetivo proteger os trabalhadores demitidos sem justa causa.
Os empregadores devem depositar até o sétimo dia de cada mês, em contas abertas na Caixa Econômica Federal, em nome dos colaboradores, o correspondente a 8% do salário de cada um. Estes depósitos formam o FGTS.
No caso dos contatos de aprendizagem o valor é correspondente a 2%; para trabalhadores domésticos, 11,2%. O FGTS é pago sobre salários, abonos, adicionais, gorjetas, aviso prévio, comissões e 13º salário.
Como dito anteriormente, a conta inativa do FGTS diz respeito a contas que não recebem mais depósitos devido a rescisão ou suspensão do contrato. Entretanto, o saldo da conta permanece nela para saques autorizados.
A cada dia 10 do mês as contas do FGTS recebem uma atualização monetária, de acordo com a Taxa Referencial, e juros de 3% ao ano.
Os trabalhadores também recebem a distribuição do lucro do FGTS, desde 2016. O valor é correspondente a 50% do lucro líquido do exercício anterior. Os valores creditados são proporcionais ao saldo da conta, apurado em 31/12 do ano anterior.
O valor distribuído não entra nos cálculos da multa rescisória de 40%. No entanto, mesmo que o FGTS tenha sido sacado, o valor do percentual será calculado em cima do que foi depositado pelo empregador.
Quem foi demitido por justa causa ou pede demissão não tem direito a sacar o FGTS e a multa, a não ser que preencha alguns requisitos.
A reforma trabalhista criou a possibilidade da demissão por comum acordo. Nesse modelo, o trabalhador tem direito a sacar 80% do FGTS e a 20% da multa rescisória.
Existem algumas situações em que o trabalhador pode sacar o dinheiro da conta inativa do FGTS, então, veja quais são:
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…