Já está valendo o prazo para apresentar a declaração de Imposto de Renda em 2022, para o ano-base de 2021. O governo federal estipulou o dia 29 de abril como o último para os brasileiros enviarem as declarações;
De acordo com a Receita Federal, é esperado receber mais 30 milhões de declarações somente em 2022, número semelhante ao do ano anterior.
Confira, abaixo, o passo a passo para fazer a sua declaração do Imposto. Vale lembrar que o tutorial a seguir é uma declaração simples, aquela que não possui dependentes.
Existem dois aplicativos para o Imposto de Renda. O primeiro, é a versão para computador, que poderá ser instalada através do site da Receita Federal. Clique aqui e seja direcionado.
O outro método é baixando o aplicativo pela loja virtual do seu smartphone, basta pesquisar por “Meu imposto de Renda”. O serviço está disponível para celulares com o sistema operacional IOS e Android.
É hora de preparar os documentos. Tenha em mãos as informações de rendimento da empresa em que você trabalha e as rendas recebidas em todo o ano passado.
No programa para computador, escolha a opção “Declaração de Ajuste Anual”. Logo após, clique em “Iniciar Declaração em Branco”.
Caso você tenha a declaração de 2021, basta importá-la escolhendo “Iniciar Importação Declaração de 2021”.
No próximo passo, preencha todos os seus dados, endereço, CPF, número de título eleitoral, ocupação e todas as outras solicitações indicadas pelo programa.
Neste momento é necessário declarar tudo que é informado pelas fontes pagadoras e instituições financeiras. Muito cuidado, caso não faça isso você poderá cair na malha fina.
Na aba “Bens e direitos” informe todas as suas aplicações financeiras, saldos em contas e imóveis e veículos com valores referentes ao ano de 2021.
Valores gastos com saúde e educação devem ser declarados na aba “Pagamentos efetuados”. Lembre-se, é necessário informar o CNPJ da instituição.
Na opção “Verificar Pendências” é possível encontrar possíveis pendências apontadas pelo programa e que precisará ser corrigido.
Por último, escolha a opção indicada pelo próprio programa. Ele te mostrará a melhor opção para você, de acordo com os dados informados anteriormente.
Caso você tenha direito a restituição, o programa te direciona para uma página na qual você deverá informar seus dados bancários para receber a quantia indicada.
Veja também: Imposto de renda: confira dicas para se organizar – Brasil123
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…