ID Jovem é um documento que facilita o acesso de jovens a alguns benefícios previstos no Estatuto do Jovem. Portanto, esse documento é uma ferramenta que faz com que milhares de brasileiros consigam exercer seus direitos de forma plena.
Contudo, existem regras para que uma pessoa possa emitir a ID Jovem. Dessa forma, para você conseguir emitir o seu documento e ter acesso a tudo que ele proporciona, você precisa se encaixar nessas regras. Assim, é muito importante saber quais são os pré-requisitos do programa.
Saiba mais sobre o que é a ID jovem e seus benefícios no artigo abaixo!
A Identidade Jovem, ou somente ID Jovem, é um documento que garante o benefício de meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos. Além disso, quem possui esse documento consegue descontos em transportes coletivos interestaduais ou, até mesmo, vagas gratuitas.
Este documento possui, como público-alvo, pessoas entre 15 e 29 anos que sejam de baixa renda. Isso significa que a renda mensal da família deve ser de até dois salários mínimos. Portanto, estar nessa faixa-etária e nessa faixa de renda são os dois requisitos principais para conseguir emitir o documento.
Como já dito, o ID Jovem possui o objetivo de facilitar o acesso à meia-entrada em eventos culturais e descontos em transportes coletivos, que são previstos no Estatuto do Jovem.
Logo, os benefícios que este documento fornece são justamente esses: meia-entrada em salas de cinema, eventos esportivos, shows. Além desses, a ID Jovem possibilita viagens interestaduais de graça ou com desconto de 50%. Esse benefício contempla qualquer transporte: ferroviário, rodoviário e, até mesmo, o aquaviário.
Contudo, para garantir o benefício, você precisa fazer sua reserva com antecedência. Isso porque a lei prevê que as empresas forneçam uma passagem gratuita e duas com 50% de desconto, a cada viagem.
Portanto, se alguém, que também possui o benefício, chegar antes de você, você não conseguirá viajar com desconto. O mesmo vale para shows e demais eventos. Existe uma parcela de ingressos destinada ao programa. Assim, uma vez que essa parcela se esgote, você não consegue mais o desconto.
Para ter acesso a tudo que a ID Jovem proporciona, basta você emitir o seu documento e apresentá-lo quando for solicitar os descontos.
Agora, para a emissão do documento, você precisa estar dentro dos pré-requisitos básicos:
Entretanto, além disso, você precisa estar cadastrado no CadÚnico e ter seu número NIS em mãos. O NIS é fornecido quando o seu cadastro no CadÚnico é aprovado. Lembrando que os seus dados no Cadastro Único precisam ser atualizados uma vez a cada 24 meses para que você tenha acesso aos programas sociais governamentais.
Se estiver tudo certo, o próximo passo é entrar no site Juventude.gov e preencher as informações do cadastro. Com isso feito, você receberá seu cartão ID Jovem e já pode usufruir dos benefícios.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…