No ano passado, a pandemia obrigou os alunos a estudar virtualmente. Durante a paralisação global, a vida parou, com os pais navegando na orientação on-line de seus filhos e não tendo muitos recursos para ajudá-los. No entanto, para alguns pais, houve alguns benefícios, com a COVID-19 sendo um catalisador para muitos pais cujos filhos estão com dificuldades nas escolas. Como resultado, muitos descobriram que os benefícios do homeschooling eram maiores do que se imaginava.
O projeto de regulamentação da prática da educação domiciliar foi aprovado na Câmara dos Deputados na noite da quarta-feira (18). O texto foi apoiado por 264 deputados, enquanto 144 deputados votaram contra o projeto, com 2 ainda se abstendo. O mérito da proposta foi analisado logo após a aprovação do regime de emergência da medida.
Os deputados, no entanto, ainda precisam analisar 8 pontos e, se aprovada, poderá alterar alguns aspectos do texto original. Durante a sessão, os parlamentares aprovaram o pedido urgente de tramitação do Projeto de Lei nº 2401/2019, que também regulamenta a prática do homeschooling no Brasil, que está tramitando em conjunto com o Projeto de Lei 3179/12, que dispõe sobre a possibilidade de oferta domiciliar da educação básica.
O Supremo Tribunal Federal (STF) em 2018 determinou a necessidade de leis federais para regulamentar a educação domiciliar. O argumento predominante na época era o reconhecimento do direito dos pais de cooperar com o Estado no cuidado da educação dos filhos. No entanto, para ser considerado legal, o homeschooling precisaria passar pelo parlamento para requisitos de frequência, avaliações de ensino e requisitos de socialização para evitar a evasão escolar.
O homeschooling é uma agenda defendida por políticos que querem maior “liberdade” nos modelos de ensino. Para aliados do presidente Jair Bolsonaro, os pais devem ter o direito de escolher como seus filhos serão educados.
Vejamos alguns pontos do texto base aprovado:
Muitos especializadas em educação acreditam dizem que, ao contrário da crença popular, as crianças educadas em casa realmente possuem as mesmas oportunidades de se envolver em interação social, atividades extracurriculares e aulas on-line que os alunos de escolas, mas sem as desvantagens como foco excessivo nos testes e intensa pressão de desempenho. Segundo eles, se os alunos ficarem presos a um currículo fixo, eles podem perder oportunidades valiosas de progredir em disciplinas nas quais se destaca ou ficar para trás em áreas com as quais tem dificuldades.
Em suma, o homeschooling dá a capacidade de fazer exatamente isso.
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