Quem quer empreender pode escolher entre duas modalidades: abrir o próprio negócio, começar do zero e dar a sua cara para a empresa, ou abrir uma franquia de empresas consolidadas no Brasil e no mundo. Nas últimas décadas, a segunda modalidade vem ganhando cada vez mais força, principalmente por conter marcas já estabelecidas no mercado.
Por conta disso, hoje vamos falar de franquias, mostrar como elas funcionam e mostrar as vantagens e desvantagens de ter a sua. Dessa forma, se você está interessado no assunto, esse texto é para você!
Existem diversas formas de ter a sua própria empresa. Isso porque nem sempre você precisa abrir um negócio retirando empréstimos. Ao fazer o bootstrapping, você abre seu próprio negócio com o seu dinheiro. Ao recorrer às franquias, você já recebe uma empresa com relevância no mercado, conhecida e, em tese, mais segura.
Por conta disso, o sistema de franquias vem ganhando cada vez mais espaço. Na prática, ela é uma concessão de marca, onde empresas maiores concedem a empreendedores menores o uso do logotipo e de toda a assessoria que a marca oferece. Para quem abre a empresa, isso gera uma conexão automática com os clientes. Para a empresa que fornece a marca, essa modalidade permite a expansão do negócio.
Por conta disso, os franqueados economizam na criação da marca e de toda uma burocracia para criar o próprio negócio. Além disso, ficam isentos de contratar setores de marketing e de criar uma identidade visual e de conexão com os clientes. Com isso, você tende a entrar com mais força no mercado, principalmente porque franquias são meios que empresas conhecidas no mercado usam para aumentar suas áreas de atuação.
Foto: ReproduçãoApesar de sempre parecer um bom negócio, a abertura de uma franquia nem sempre é sinônimo de sonho realizado. Isso porque, como em todos os casos, existem vantagens e desvantagens para quem quer abrir filiais de empresas maiores e, por isso, é preciso pesar esse pontos antes de fazer qualquer escolha.
Dentre as vantagens, o nome da marca e a identidade que ela tem com os consumidores são fortes aliados. Recentemente, diversas filiais do Starbucks foram vistas no sul do país, apesar de a marca já ser famosa no mundo todo. Quem optou pela franquia já entrou no mercado com força.
Por outro lado, usar o sistema de franquias tem algumas desvantagens. Dentre elas, o alto custo de aquisição de direitos para operação e uma possível divisão de lucros podem ser fatores que atrapalham o sucesso do empreendimento. Além disso, franqueados têm pouca liberdade para criar estratégias de marketing de forma a personalizar o atendimento ao seu público.
Para saber os valores, é importante que você entre em contato com os setores de expansão das marcas. Normalmente as grandes empresas possuem valores fixos, mas também são burocráticos na hora de aceitar novas franquias.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…