Subiu para 1,3 milhões o número de famílias na fila do Auxílio Brasil. De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o aumento representa 24,5% a mais do que no mês de fevereiro, quando 1.050.295 famílias aguardavam.
Esses dados foram obtidos no último mês de março. Entretanto, o Governo Federal não liberou ainda os dados de abril e maio. Segundo o presidente da CNM, Paulo Roberto Ziulkoski, esse crescimento pode estar relacionado a diferentes fatores, como, por exemplo:
Enquanto isso, a cada mês que finda a quantidade de famílias na fila do Auxílio Brasil aumenta. Lembrando que o benefício é uma das únicas ou a única fonte de renda de muitas dessas pessoas.
“Quando você faz essas mudanças e amplia a cobertura, consequentemente mais pessoas passam a ser perfil”, diz Ziulkoski. Ele também apresenta que o número de famílias inscritas no CadÚnico não equivale ao volume de beneficiários do Auxílio.
Nem todos os cadastrados na base de dados se enquadram nos requisitos necessários para receber o valor do programa. Em maio o ticket de R$ 400 foi pago a 18,1 milhões de famílias.
No mês referido foram incluídas 56.141 famílias. O Auxílio Brasil é destinado a pessoas em vulnerabilidade econômica e social. Para fazer parte do programa, inicialmente, a família precisa se cadastrar no CadÚnico.
O Auxílio Brasil foi criado pela medida provisória nº 1.061, de 9 de agosto de 2021, ele é o programa de transferência de renda que substitui o Bolsa Família. O pagamento do benefício segue o calendário normal do antigo programa.
De acordo com o Ministério da Cidadania, o objetivo do abono é estabelecer critérios que vão fomentar e ampliar a rede de proteção social, além de criar oportunidades de emancipação para as famílias em situação de vulnerabilidade.
Além disso, o Auxílio também conta com abonos secundários para complementar a renda. Entretanto, cada um deles se destina a grupos diferentes. Assim, possuem uma lista de condições e requisitos distintos.
Atualmente, a base do Cadastro Único é utilizada para inserir os cidadãos em até 28 programas federais. Dentre eles estão:
Para se cadastrar na base de dados é necessário estar em posse de alguns documentos. Então, veja a seguir quais são:
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…